O prazo para submissão dos trabalhos é até 30 de maio.
Atualmente a adoção de novas estratégias por empresas está ligada diretamente ao seu crescimento ou o alcance de um objetivo, sendo ele, a geração de lucros maiores, a criação de novos produtos para driblar ou alcançar a concorrência, dentre outros. Resumidamente, só uma boa estratégia e que esteja em acordo com a realidade da corporação ou do mercado que fará com que os resultados positivos sejam obtidos.
A mesma visão de importância equivale à implantação da Gestão do Conhecimento, que se trata da forma de capturar, disseminar e aplicar os conhecimentos mais relevantes para o negócio e gerar resultados imediatos ou promover a inovação. Passível de ser considerada como a preservação do capital intelectual ou do ativo intangível de cada organização. “O capital é o maior responsável pelas vantagens competitivas das organizações, porém elas geralmente não sabem como gerenciar esse conhecimento e gerar mais valor a partir dele e de forma deliberada ”, explica Beto do Valle, sócio-diretor da TerraForum e que atua em gestão do conhecimento, educação corporativa, estratégia e inovação.
Segundo Sonia Wada, diretora presidente da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, a aplicação da Gestão do Conhecimento torna-se vital até pela velocidade de mudanças ocorrentes no mercado de trabalho. “Hoje o mercado profissional muda em uma velocidade cada vez mais rápida, pois as pessoas buscam que o trabalho lhe traga satisfação e realização pessoal. Assim, elas mudam de corporação mais rapidamente e levam consigo as formas de realizar atividades. O mesmo ocorre quando uma pessoa se aposenta, se a empresa não tiver uma forma de reter todo o conhecimento para a realização das ações, essa pessoa levará tudo consigo e então pode até acontecer de ser necessário criar novos processos, pois os mesmos não serão executados como antes e isso demanda tempo e investimento. Não é apenas isso, pois a Gestão do Conhecimento favorece para que a empresa trace até um diagnóstico de como está a sua capacidade de operação, de estratégia e os seus resultados”.
Em relação à implantação de uma estratégia faz-se necessário considerar vários aspectos, como afirma Beto do Valle. “Para resultados positivos com a Gestão do Conhecimento é preciso combinar uma estratégia consistente com alguns fatores críticos de sucesso, como uma boa governança do conhecimento. A definição de indicadores claros para o curto e longo prazo, assim como a definição de processos, papéis e responsabilidades, são fundamentais para que a gestão do conhecimento seja incorporada como uma capacidade organizacional. Esses elementos podem ser a diferença entre um projeto que morre por falta de continuidade e uma iniciativa realmente alinhada à estratégia, que conte com o engajamento das pessoas e gere resultados efetivos para a organização”.
O assunto será debatido de 24 a 25 de abril de 2012, durante a Oficina de GC&i: da Estratégia aos Resultados, ministrada por Beto do Valle e organizada pela SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. O treinamento é destinado para profissionais de alta e média administração que atuam em Gestão do Conhecimento, executivos da área de projetos, áreas a fins e profissionais que atuam com o conhecimento organizacional. Durante os dois dias serão debatidos os Desafios e oportunidades da Sociedade do Conhecimento; Gestão do Conhecimento como processo de geração de valor; Soluções e práticas de Gestão do Conhecimento; Diagnóstico e orientação estratégica da Gestão do Conhecimento; Inserção da Gestão do Conhecimento no contexto organizacional e Desafios e perspectivas em Gestão do Conhecimento.
SERVIÇO:
Oficina de GC&i: da Estratégia aos Resultados
Data: 24/04/2012 a 25/04/2012 (16 horas aula)
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Espaço Vista Paulista - Rua Vergueiro, 1759 – São Paulo.
Valores da inscrição:
Não Associado SBGC: R$ 1.200,00
Associado SBGC: R$ 600,00
Associado: CRA-SP e OIC Brasil - R$ 960,00
Mais informações e inscrições no site: www.sbgc.org.b