A escolha da prática também considera o tipo de conhecimento, se é tácito ou explícito. Por exemplo, a implantação de uma comunidade de prática (CoP) visa trabalhar o conhecimento tácito e é bem alinhada com a estratégia de inovação, mas ela também favorece a transferência, a retenção e a aplicação de conhecimento.
As práticas são suportadas por tecnologias de GC e, seguindo nosso exemplo, para o suporte à comunidade de prática poderão ser utilizados plataformas de comunidades virtuais, ferramentas de fóruns, blogs entre outros.
Nos próximos posts vamos conversar um pouco sobre algumas práticas.
Gostaria de ver por aqui alguma prática de GC em específico? Escreva nos comentários.
Sobre o Autor:
Fernando Fukunaga é um entusiasta da economia do conhecimento, dos novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem.
É doutorando em administração na PUC-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, especialista em Conhecimento e inovação, bacharel em Administração e designer de Fluxos de Conversação.
Atualmente é membro da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC, relacionamento com associados e organização do KM Brasil.
É Professor nos cursos de especialização de educação corporativa e gestão estratégica de pessoas no SENAC-SP, pesquisador registrado no CnPq pela PUC-SP e Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação.