Podemos dizer que se trata de um banco de dados virtual com taxonomia amigável para facilitar a busca onde contém ítens como: perfil dos profissionais, áreas de conhecimento, experiências, serviços e projetos realizados, temas de interesse e habilidades.
Para se obter sucesso na implantação é necessário sensibilizar os colaboradores de forma que todos entendam a importância da atualização de seus perfis, bem como as formas de utilização da ferramenta.
O que você já tem feito na sua organização? Como você está lidando com esses desafios? Quais são suas dificuldades atuais? Escreva nos comentários.
Sobre o Autor:
Fernando Fukunaga é um entusiasta da economia do conhecimento, dos novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem.
É doutorando em administração na PUC-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, especialista em Conhecimento e inovação, bacharel em Administração e designer de Fluxos de Conversação.
Atualmente é membro da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC, relacionamento com associados e organização do KM Brasil.
É Professor nos cursos de especialização de educação corporativa e gestão estratégica de pessoas no SENAC-SP, pesquisador registrado no CnPq pela PUC-SP e Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação.