É de responsabilidade da área indicar os macro-temas para os trabalhos, relacionando-os ao seu mapa estratégico, bem como indicar um sponsor que, de acordo com o tema escolhido pelo participante, deverá ser a pessoa que mais tem conhecimento e experiência no assunto e dará, portanto, apoio interno no desenvolvimento dos trabalhos. O papel do sponsor restringe-se em facilitar o acesso às informações pertinentes, a rede de contatos dentro da organização e compartilhar seus conhecimentos e experiência no assunto, não participando diretamente da construção do TCC.
É de responsabilidade da faculdade toda a orientação acadêmica do TCC, acrescida das orientações sobre os direcionadores estratégicos da área interna, demandante do curso, deixando claro que a liberdade de escolha do pesquisador está preservada e o que se pretende com a explanação desses desafios estratégicos é que os participantes possam, a partir destes, derivar micro-temas correlacionados para que haja possibilidade de efetiva aplicação dos conhecimentos advindos das pesquisas realizadas.
É importante deixar claro e transparente que há benefícios para ambos os lados quando existe a aplicação do conhecimento: há maior chance de melhorar processos e resultados, bem como para o participante há um aumento de know-how quanto ao planejamento estratégico da área ampliando suas oportunidades de atuação.
Desde o momento onde há a necessidade de realização do curso de longa duração, in-company, a área de Gestão de Conhecimento deve ser envolvida para tratar do projeto de pesquisa aplicada na customização do curso.
Caberá a GC fazer o elo entre a instituição acadêmica escolhida e a área demandante, quanto ao conhecimento do mapa estratégico que servirá de base para orientação dos trabalhos, assim como definição de sponsor e suas atribuições. Também, deverá ser previsto conjuntamente a forma de apresentação e análise de viabilidade dos trabalhos com prazo de retorno aos participantes e, em caso de aplicabilidade efetiva, indicadores que possam mensurar resultados em período determinado de tempo.
Sobre o Autor:
Fernando Fukunaga é um entusiasta da economia do conhecimento, dos novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem.
É doutorando em administração na PUC-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, especialista em Conhecimento e inovação, bacharel em Administração e designer de Fluxos de Conversação.
Atualmente é membro da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC, relacionamento com associados e organização do KM Brasil.
É Professor nos cursos de especialização de educação corporativa e gestão estratégica de pessoas no SENAC-SP, pesquisador registrado no CnPq pela PUC-SP e Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação.