Princípios da gestão do conhecimento: entenda a sua importância e os seus processos

Os princípios da gestão do conhecimento são muito importantes porque geram impactos para a empresa, por essa razão, os negócios precisam saber como estruturá-los e assim aproveitar todos os seus benefícios.

A gestão do conhecimento é um conjunto de métodos que ajudam a gerenciar os recursos internos da companhia, aumentando sua competitividade e melhorando o desempenho econômico.

O conhecimento é uma propriedade das pessoas, mas para que ele não seja perdido, precisa ser transmitido em entre as equipes. Em outras palavras, as informações precisam ser passadas entre todos os profissionais.

Essa tarefa pode ser realizada de várias formas, mas é importante lembrar que diferentes métodos para transmitir conhecimento também acarreta algumas dificuldades e desafios.

Com as ferramentas certas, a companhia consegue organizar o conhecimento, desenvolvendo estratégias claras para criar vantagem competitiva, com base nos recursos internos.

É uma estratégia que precisa trabalhar as tarefas de gerenciamento de fluxos de informação, além de desenvolver novos modelos para conduzir processos comerciais e critérios de avaliação das atividades de todos os colaboradores.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar a importância dos princípios da gestão do conhecimento, quais são os objetivos desses princípios e os benefícios que eles trazem.

Importância dos princípios da gestão de conhecimento

O conhecimento é algo muito valioso para a organização e saber administrá-lo é fundamental para gerar vantagem competitiva sobre as organizações. O conhecimento é compartilhado e as pessoas geram valor a partir disso.

As experiências são armazenadas na mente, mas as informações e dados em geral costumam ser armazenados em computadores. Eles precisam estar conectados uns aos outros para que as informações sejam gerenciadas.

Com base nisso, um fabricante de treliça de ferro para telhado precisa trabalhar todos os princípios da gestão de conhecimento, que são:

  • Inteligência competitiva;
  • Gestão de competências;
  • Gestão de capital intelectual;
  • Gestão da informação;
  • Educação corporativa.

A inteligência competitiva é importante porque se trata de um processo que coleta as informações sobre os concorrentes, tendo como objetivo aprender sobre o modelo de negócios, táticas e estratégias usadas.

Com isso, a corporação consegue analisar o mercado e tomar decisões mais assertivas. Quanto à gestão de competências, é fundamental porque ajuda a identificar as habilidades necessárias e garantir que os colaboradores as tenham.

No que diz respeito à gestão do capital intelectual, está um pouco além do que apenas gerir conhecimento, visto que promove a cultura de aprendizado e cria um ambiente que permite o crescimento da empresa.

Também é necessário trabalhar a gestão da informação porque ela é fundamental para o gerenciamento do conhecimento.

Informação nada mais é do que um dado processado e que gera valor para o usuário, e o conhecimento é a compreensão da informação, permitindo que um fabricante de empilhadeira a combustão still possa usar seu conhecimento.

Por fim, a educação corporativa é fundamental para que a equipe possa se desenvolver continuamente, principalmente em termos de tecnologia.

Esse princípio facilita o aprendizado e o desenvolvimento, além de melhorar o desempenho dos funcionários e da empresa como um todo.

Objetivo dos princípios da gestão do conhecimento

O principal objetivo dos princípios da gestão do conhecimento é conectar todas as fontes de geração do conhecimento com as necessidades de aplicação.

É muito importante que a transferência de conhecimento seja fácil e simples para os colaboradores, visto que eles são responsáveis por executar as estratégias da companhia.

Para alcançar esse propósito, esses princípios precisam cumprir alguns objetivos. Em primeiro lugar, a empresa deve capturar o conhecimento, criando repositórios de informações estruturadas por meio de diversos recursos, como:

  • Documentos;
  • Memorandos;
  • Relatórios;
  • Apresentações;
  • Manuais;
  • Artigos.

Todos eles precisam ser facilmente resgatados, de acordo com a demanda apresentada. Uma empresa especializada em lavagem poltrona também precisa melhorar o acesso ao conhecimento porque isso facilita o acesso entre as pessoas.

É imprescindível aprimorar o ambiente organizacional, por meio de políticas de incentivo ao compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores.

Por fim, a corporação deve valorizar o conhecimento disponível, e é justamente por isso que tantas empresas estão incluindo o capital intelectual em seus balanços, ao passo que outras aproveitam esse ativo para gerar receitas e reduzir custos.

A gestão do conhecimento habilita as organizações em última instância para gerar valor e aumentar a competitividade.

Benefícios dos princípios da gestão de conhecimento

Investir em gestão do conhecimento e seus princípios traz diversas vantagens e benefícios para as empresas. Um dos que mais se destacam é o fortalecimento do capital intelectual.

Isso porque trocar experiências é uma alternativa recomendada para enriquecer o capital intelectual do negócio. Isso forma um ciclo de colaboração entre os colaboradores, fortalecido por reuniões periódicas e portal corporativo.

Uma desenvolvedora de sistema de alarme com arduino consegue trabalhar em medidas que melhoram os processos internos e possibilitam ajustes aos indicadores de desempenho estabelecidos por ela.

Outro grande benefício é que esses princípios contribuem com os processos internos. A partir do momento em que existe uma cultura voltada para a gestão, a corporação estará mais capacitada para mapear os processos internos.

Trata-se de uma medida viável porque os funcionários terão mais conhecimento sobre as ações empresariais e os mecanismos que precisam adotar para concretizá-las.

É uma iniciativa que melhora o fluxo produtivo da companhia, aumenta a eficiência e reduz seus custos. Por fim, outra vantagem é a agilidade nas tomadas de decisão.

Quando existe vantagem competitiva valorizada, também existe a possibilidade de tornar as decisões mais ágeis. Justamente por isso a tecnologia é uma aliada na busca por gestão competente e qualificada.

Durante esse processo, uma empresa especializada em poço de água mineral pode usar um sistema ERP porque ele ajuda a analisar informações mais importantes em tempo real.

Mas a maior vantagem dos princípios da gestão do conhecimento é que eles aumentam muito a vantagem competitiva do negócio.

Conceito de vantagem competitiva

O conceito de vantagem competitiva pode parecer um pouco genérico à primeira vista, mas ele também está ligado à capacidade que a organização tem de atingir níveis maiores em determinada métrica, com relação aos indicadores e outros players do mercado.

Quando o negócio tem vantagem competitiva, consegue se manter à frente dos concorrentes e trabalha com uma estratégia organizacional muito mais eficiente.

Se o gestor parar para pensar sobre o que faz com que uma pessoa escolha uma marca em detrimento de outra, vai conseguir enxergar a vantagem competitiva.

Para alguém que está querendo contratar serviços para pintar roda carro, por exemplo, vai enxergar a vantagem competitiva por meio do preço da solução, de sua qualidade, do prazo diferenciado e até de sua simpatia pela marca.

Quando uma empresa tem vantagem competitiva, apresenta algumas características. Por exemplo, é um tipo de negócio visto como insubstituível. Em outras palavras, é uma empresa que não pode ser substituída por outros benefícios oferecidos pelos concorrentes.

Consequentemente, sua solução se torna única, entretanto, se a diferenciação for copiada ou substituída, pode perder seu valor.

A vantagem competitiva também faz com que a empresa gere valor para os clientes. Isso é importante porque não basta que a solução seja única, ela também precisa ser desejada pelos consumidores.

Quando alguém precisa contratar serviços de hidrojateamento em caldeiras, por exemplo, vai sempre procurar determinada empresa porque ela oferece a melhor solução do tipo.

Por fim, ter vantagem competitiva também é ser sustentável, ou seja, a ser algo que pode ser sustentado ao longo do tempo, sem trazer prejuízos para a organização e sem que os concorrentes possam replicar.

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as organizações precisam ir além e desenvolver seu diferencial, assim, terá mais facilidade para impactar os consumidores e alcançar seus propósitos.

As metas são importantes porque elas estão muito além da sobrevivência do negócio no mercado, na verdade, elas ajudam a alcançar objetivos que aumentam a competitividade e sustentam a corporação em seu mercado de atuação.

Ao longo do tempo, uma empresa de demolição de galpão vai desenvolver muitas vantagens em relação aos concorrentes e se destacar em seu segmento.

Isso é algo possível para qualquer negócio porque todos eles contam com o capital intelectual, o que acontece é que, geralmente, ele está disperso, desorganizado e até inacessível.

Mas se houver uma boa gestão do conhecimento, fica mais fácil resgatar e utilizar todo o valor que ele pode oferecer.

Considerações finais

Assim como uma empresa precisa saber lidar com seus colaboradores, com suas finanças, com as estratégias de marketing e com seus produtos e serviços, também precisa saber trabalhar seu próprio conhecimento.
Os princípios da gestão do conhecimento ajudam a aproveitar todo o capital intelectual da companhia, de modo que ela consiga se destacar no mercado e ter mais vantagem competitiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.