A promoção da inovação sempre foi importante para nortear as ações da PROCERGS, companhia de processamento de dados do Rio Grande do Sul. Embora tenha até destaque nas orientações técnicas da empresa, as iniciativas de gestão de conhecimento, inovação, reconhecimento e inteligência competitiva eram realizadas de forma isolada e não institucionalizadas. Assim, todas as suas potencialidades não eram devidamente aproveitadas e acabavam represadas sem gerar valor para a companhia. Era preciso construir um ambiente propício à inovação.
Em 2010, uma consultoria contratada para traçar um plano estratégico de marketing constatou a necessidade de ter uma coordenação específica para a área de inovação da empresa. Foi então criada a Central de Inovação e Conhecimento (CIC). A principal missão é fomentar as iniciativas geradas de forma a potencializar a transformação do conhecimento em valor para a empresa, além de estimular a busca por soluções inovadoras e eficientes. Por propiciar um ambiente adequado à inovação e estimular a participação de todo os funcionários na concepção de soluções voltadas a melhoria de processos organizacionais, o projeto garantiu à PROCERGS o primeiro lugar na categoria Serviços Públicos do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI.
O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 50 mil aplicados na aquisição e personalização de um software para o Portal de Ideias, um dos pilares do CIC. A central, no entanto, tem atribuições mais amplas para a promoção da cultura de inovação na companhia. Além de pesquisas sobre modelos e ferramentas de melhores práticas, o CIC faz benchmarking com empresas referências no setor, realiza reuniões com especialistas em soluções de natureza inovadora e promove eventos para disseminar conteúdo entre os integrantes da equipe.
Até agora, além de mais de 20 blogs corporativos, a CIC foi responsável pela publicação de 300 ideias – dessas, 74 foram implantadas e 80 estão em desenvolvimento. Soluções para demandas específicas como o RS Móvel (Portal de Serviços para dispositivos móveis do Governo do Estado do Rio Grande do Sul) e Nova Intranet e Soluções Web 2.0 para Gestão do Conhecimento saíram do Portal de Ideias. Além dessa prática, a central promove semanalmente a Quarta do Conhecimento, em que todas as unidades da empresa participam de um chat com transmissão em tempo real para o compartilhamento de conhecimento e divulgação de tecnologias e novas metodologias. “O evento privilegia assuntos técnicos, porém, são incluídos temas comportamentais e de interesse geral. Essa prática contribui para um ambiente favorável à inovação e compartilhamento”, explica o CIO Carlson Aquistapasse.
A PROCERGS mantém uma rede social interna que foca discussões acerca de assuntos relacionados à TIC, governo eletrônico, inovação e gestão do conhecimento. “A CIC monitora permanentemente as discussões desenvolvidas e estimula a participação dos colegas. Hoje, mais de 50% da empresa está cadastrada na rede”, pontua o executivo. A partir de 2012, a empresa estabeleceu diversos acordos de cooperação técnica, o que ampliou e formalizou muitas práticas de inovação, inteligência competitiva e reconhecimento.“O fomento à inovação e ao compartilhamento do conhecimento são estratégicos, haja vista suas orientações estratégicas. O corpo diretivo apoia e estimula as ações. Numa abordagem mais específica, buscamos sempre ampliar a participação dos funcionários nas ações desenvolvidas”, ressalta o CIO.
Fonte: InformationWeek