- Criação de conhecimento: Este processo pode também ter etapas de aquisição de conhecimento interno ou externo e de desenvolvimento de conhecimento. Em resumo significa criar novos produtos, serviços, processos e negócios. É o processo central da estratégia de inovação.
- Transferência de conhecimento: O processo de transferência abriga os subprocessos de disseminação e compartilhamento. Em resumo significa disseminar boas práticas, acelerar o aprendizado de novos membros da organização e gerar melhorias na interação e colaboração.
- Retenção de conhecimento: Pode ser compreendido como subprocessos de preservação e registro do conhecimento. Em resumo significa, dentro do possível, reter a experiência de profissionais com larga vivência e altamente especializados da organização, evitar a reinvenção da “roda” e registrar know-how de processos, projetos, métodos e técnicas.
- Aplicação de conhecimento: O processo de aplicação pode ter subprocessos de acessar uso e reuso de conhecimento. Em resumo significa ter acesso rápido à informação demandada para aplicação, uso e reuso de conhecimento, permitir fácil acesso aos especialistas e fácil acesso e uso de conhecimento relevante.
O que você já tem feito na sua organização? Como você está lidando com esses desafios? Quais são suas dificuldades atuais? Escreva nos comentários.
Sobre o Autor:
Fernando Fukunaga é um entusiasta da economia do conhecimento, dos novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem.
É doutorando em administração na PUC-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, especialista em Conhecimento e inovação, bacharel em Administração e designer de Fluxos de Conversação.
Atualmente é membro da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC, relacionamento com associados e organização do KM Brasil.
É Professor nos cursos de especialização de educação corporativa e gestão estratégica de pessoas no SENAC-SP, pesquisador registrado no CnPq pela PUC-SP e Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação.