Recolocação, será que a idade impede?

Veja como valorizar as suas habilidades e redefinir propósito para fazer uma boa gestão do seu conhecimento e explorar novos horizontes.

Veja como valorizar as suas habilidades e redefinir propósito para fazer uma boa gestão do seu conhecimento e explorar novos horizontes.

Há 40 anos trabalho com nomes que envolvem o tema Recolocação Profissional. Por que desta variedade? Porque em cada momento da vida profissional exerci a função que era da época: estagiária, recrutadora, selecionadora, outplacement, planejamento de carreira, coaching e outros muitos nomes que se usaram durante este tempo.

Assim, como o nome da atividade mudou, o mercado e as exigências também mudaram. De nada adianta reclamar que o mercado mudou, que a revolução digital veio somente para os mais novos, que no meu tempo era mais legal, e coisas do tipo. 

Na verdade, o mercado mudou, os cargos mudaram, o jeito de fazer negócio é outro e ainda vai mudar muito. O movimento social evolui na forma dos costumes, da economia, do consumo consciente, da economia e da transformação que parece sutil e imperceptível, mas vai tomando forma no inconsciente coletivo.

Procurar emprego nunca foi fácil, não é agora que você está maduro é que ficou difícil. Sempre foi difícil. Quando saímos da faculdade não conseguimos porque não temos experiência. Logo depois porque temos filhos, e assim vai…

Habilidades e Gestão do Conhecimento

A receita de encontrar um bom local para se trabalhar é que não mudou ao longo dos anos. A fórmula mágica de se achar um bom emprego é a mesma do que a 40 anos atrás. Você tem que se enxergar enquanto produto e, como produto, fazer uma lista de atributos deste produto.
E aí que a Gestão de Conhecimento Pessoal entra em ação. Pegue um cálice com um bom vinho, coloque um Jazz Piano e faça o seguinte exercício:

Pontos fortes

Com este arquivo que você relacionou, que é uma aglutinação de seus amores, orgulhos e caminhada profissional, você vai se deparar com um mundo de experiências e conhecimentos que você havia esquecido e vai começar a entender com mais clareza o que você gosta ou gostaria de fazer daqui para frente.

Você, longevo, certamente aprendeu muito ao longo dos anos e sua lista será extensa. Com estes valiosos atributos, é mais indicado você escolher um mercado aderente a eles. Um mercado que precisa do que você sabe fazer.

Onde posso ser útil hoje?

Olhe para você! Liste os mercados que adorariam tê-la à frente. Esqueça, por um momento, o mercado em que você atuou quando era jovem. Por exemplo: se você teve um cargo administrativo numa empresa pública ou de economia mista, esqueça. Você não irá conseguir fazer a mesma coisa por vários motivos. Vamos usar a criatividade, deixar os pensamentos da mesmice de lado! Use a imaginação, pesquise, leia… Imagine coisas inéditas que você nunca fez! A partir disto, você terá vários insights de onde poderá atuar.

Lembre-se que:

  • Você madura’ é muito diferente de ‘você trainee’. Exemplo: ‘você trainee’ não tinha a experiência de vida e o conhecimento que tem hoje. A nossa tendência é abaixar a expectativa na dificuldade. Ex: sou engenheira e trabalhei a vida toda como tal, vou tentar ser recepcionista de algum lugar! Certamente não será aceita, e se for, vai ficar bem infeliz fazendo algo bem aquém da sua experiência;
  • Você deve se informar de qual competência o mercado necessita hoje;
  • Você deve saber usar as principais plataformas de recrutamento, como por exemplo, o Linkedin. Já pensou em usar algum tutorial grátis da internet?
  • Encare a verdade, você enquanto jovem deu várias desculpas para si próprio e ficou “morcegando” em algum emprego infeliz, adiando o aprendizado de como ser feliz no trabalho, e aprender a entrar e sair na hora que quisesse, por diversos motivos, como o Plano Collor, casamento, porque teve ou ia ter filho, comprar casa, etc;
  • Você enquanto jovem, sabia se recolocar com facilidade? Era um tema que lhe gerava angústia? Encare o desafio agora e verá que os seus cabelos brancos lhe darão uma perspectiva muito mais calma de aprender e superar o desafio. Olha que legal! 
  • Você já pensou, sinceramente, na sua autoestima e nas crenças limitantes? Sou velho, não sei mexer com computador, o mundo está chato, no meu tempo que era legal…
  •  Seus propósitos não são os mesmos que quando você tinha 40 anos;
  • Você quer ou precisa trabalhar?

Diante do exposto, reveja as suas posições. É sempre bom termos um objetivo novo pela frente! De repente, aos 60 anos, aprender a se recolocar pode ser um excelente desafio!

Por Antonieta Rossi.

Sobre a autora:
Antonieta Rossi é psicóloga, atua com carreiras, sucessão empresarial, orientação a executivos e empreendedores, membro de Conselho Administrativo de várias empresas.