Reflexões e Auto Emancipação de um “Velho”

Mais um mês! Não pode ser!…
É, é isso mesmo! Mais um mês que deve terminar antes da data prevista!
De nada está adiantando tanto esforço que fizemos para guardar um pouquinho! E agora? Terei que tirar novamente da poupança! Terceiro mês consecutivo!
Bem, ainda bem que tem um pouco guardado, pelo menos!
Preciso fazer alguma coisa! Algum trabalho extra…. à noite ou… aos finais de semana.

por Milton Kenji Kato

“…
Mais um mês! Não pode ser!…
É, é isso mesmo! Mais um mês que deve terminar antes da data prevista!
De nada está adiantando tanto esforço que fizemos para guardar um pouquinho! E agora? Terei que tirar novamente da poupança! Terceiro mês consecutivo!
Bem, ainda bem que tem um pouco guardado, pelo menos!
Preciso fazer alguma coisa! Algum trabalho extra…. à noite ou… aos finais de semana.

Mas o quê? O quê? Ainda mais agora que a empresa está numa fase de mudanças. Quase não está vendendo nada e agora querem “ampliar a linha de produtos para atingir novos mercados”. O quê que o Edgard quis dizer com isso? Lembro que ele me falou: “Zé, nós temos que aprender a mudar para continuar!”. O que será que pode acontecer comigo?

Passei 17 anos só fazendo testes finais dos motores de corrente contínua e agora nem sei se sei fazer mais alguma coisa.
Que tolo que fui! Ralei 4 anos no banco para poder comprar um fusca e não juntei nada com a merreca daquele salário!
Ainda bem que também ralei mais três anos no curso noturno de eletrotécnica, o que valeu para poder mudar de emprego.

Pois é! Mudei de emprego; casei; comprei um AP bem modesto na COHAB; vieram dois corintianinhos e agora, depois de tanto esforço… só sei fazer teste final de motor de corrente contínua!
Nem sei se seria capaz de lembrar da Lei de Ohm! Meu!… é um fundamento desse teste que faço!
Mas, também! Só fico lendo resultado de instrumento e comparando com tabelas. Que técnico sou eu? Nem sei se vou continuar no emprego! Um bico então? Hamm, está fora de cogitação!

Preciso pensar em algo para quitar as contas de hoje e garantir uma vidinha modesta e descente com a “dona da pensão” no futuro! Só que com 43 anos de idade para o mercado de trabalho atual eu posso me considerar um velho! Sim, Velho!! Estou perdido! Preciso pensar! Refletir…

Bem que eu poderia aplicar o que a Belinha me falou que estão adotando na empresa que ela trabalha: O que que eu sei fazer? Que conhecimentos eu preciso ter e manter? O que eu quero alcançar? O negócio é por no papel! Vamos lá…
Primeiro vamos pensar nos objetivos…
O que eu quero? Eu quero um pouco mais de dinheiro por mês para pelo menos não fechar no vermelho! Mas isso não é de curto prazo? Sim, mas tenho que escrever…
E no médio prazo? Tenho que pensar no meu emprego! Tenho que melhorar minhas chances de permanecer na empresa ou, se sair de lá, ter mais chances de conseguir algo fora com rapidez e com pouca diferença de salário ou ainda, quem sabe, com um salário melhor! Anotando…

O que poderia ser para o longo prazo? Quem sabe, um cargo melhor? É, por que não? Qual o mal em pensar nisso? Ah, e que tal aprender um pouco de mercado de capitais também? Por que não?
Bem, agora preciso listar os conhecimentos necessários para que eu possa alcançar cada um desses objetivos.

Deixa eu ver… no curto prazo seria para alguns bicos. Poderia ser… instalação elétrica residencial, poderia fazer alguns consertos ou reformas… para isso preciso lembrar tudo sobre instalações elétricas residenciais. Essa matéria eu tive no curso técnico. Devo ter algum material antigo, mas posso conseguir algo mais atual. Sei que o Jorge, que estudou comigo, trabalha com isso e vou ver se ele pode me dar uma mão. Me ofereço para ajudar, já que ele tinha me sondado um tempo atrás, e ponho em dia esse conhecimento.

E para me garantir na empresa, que faço? Já sei! Aqui tenho que buscar conhecimentos mais técnicos. O Alberto me falou que estava fazendo um curso baratinho pela internet e que estudava no horário que podia. As únicas vezes que tinha que ir para a escola eram para as aulas de laboratório a cada duas semanas e para as provas bimestrais. Vou escrever isso. Vou me planejar também para fazer alguns cursos de informática on line. Esses conhecimentos não me podem faltar.

E para o longo prazo? Acho que aqui vou tentar uma faculdade de Administração ou um curso de Tecnologia, que é gratuito na faculdade perto de uma estação do Metrô no centro da cidade. Ahh, e tem também aquele lance de mercado de capitais… Um curso legal para começar é o da B3, também gratuito e à distância.
Acho que tenho tudo planejado e escrito aqui. Agora é só agradecer à minha Belinha por ter me ensinado um pouco de Gestão do Conhecimento, pedir para ela dar uma olhada e também, e bem mais importante, pedir a benção!
…”

*Esta narrativa faz parte das atividades de aprendizagem do módulo 1 do Programa Essencial da GC – Formação Executiva de Profissionais de GC.

Sobre o autor:
Milton Kenji Kato é graduado em Administração de Empresas (FECAP/SP), Pós-graduado em Engenharia da Qualidade (PECE/USP) e atualmente cursa MBA em Gestão de Projetos (ESALQ/USP). Atua há 31 anos em auditorias de processos, auditorias em Sistemas de Gestão, consultorias e treinamentos internos em gestão de processos e gestão da Qualidade no Metrô de São Paulo.