Uma GC de presente

Jonas Grinch, sócio-proprietário de uma empresa moveleira, parecia mesmo que queria fazer jus à coincidência do seu sobrenome com o famoso personagem de história infantil que odiava o Natal. Todo final de ano, a cada dia que se aproximava mais do recesso de final de ano, Grinch ficava mais rabugento. Cá entre nós, nem ele devia se aguentar.

Você pode estar pensando que ele tinha alguma história triste relacionada ao Natal ou que talvez fosse pela correria com os fechamentos de final de ano. Mas não era nada disso. O que acontecia é que o ano ia chegando ao fim e junto vinha a frustração de Grinch pela constatação de que seu planejamento anual mais uma vez não havia se concretizado e a percepção de que tinha passado outro ano inteiro sem que a sua empresa tivesse algum progresso.

Ele tinha muitas ideias para o futuro de sua empresa, mas acabava sempre consumido pelos problemas do dia-a-dia da fábrica, sem conseguir priorizar algum tempo para acompanhar melhor os fluxos de trabalho e pensar em como fazer diferente para alcançar seus objetivos.

Foi Natalina Pires – sim, outra curiosa coincidência com o nome, digamos assim – funcionária de longa data da empresa, que trouxe a ajuda necessária. Seu irmão Noel, havia acabado de fazer um curso de certificação em Gestor do Conhecimento, por uma renomada instituição, e havia comentado com ela sobre os benefícios que a Gestão do Conhecimento pode trazer para uma empresa. Natalina apresentou Noel para Grinch, que ficou animado com a quantidade de práticas que poderiam ser adotadas e com o potencial do conhecimento dos seus colaboradores para melhorar o desempenho da empresa e ajudá-la a crescer.

Para Grinch, isso foi como um belo presente de Natal. Ele sabia que tinha uma equipe excelente, mas achava que não estaria sendo um bom gestor se não fosse ele a apresentar as ideias que contribuiriam para o crescimento da empresa. Felizmente, com a ajuda de Noel, Grinch descobriu que aproveitar o conhecimento de sua equipe era também reconhecer o seu valor.

Por: Vivianne Mehlan

Sobre a autora:

Vivianne Mehlan é analista de Organização e Métodos e atua com modelagem de processos, normatização, melhoria contínua/Lean. Bibliotecária, especialista em Gestão de Bibliotecas, também possui ampla experiência em Organização da Informação (OI) e gestão da informação empresarial/especializada. É apaixonada por Tecnologias, Inovação e por Gestão do Conhecimento e associada à SBGC.