SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Uma leve brisa sobre Gestão do Conhecimento

4/10/2022

Comments

 
Por ​Cristina V. C. Fogaccia 
Há muito material sobre o assunto. Difícil escolher uma forma de abordar o  tema sem ser redundante. Então, como meteorologista de formação, pensei  em apresentar o que é gestão do conhecimento de um ponto de vista diferente,  fazendo uma analogia poética do conhecimento com o vento. 
Imagem
O vento nada mais é que o ar em movimento. Por onde vai passando vai  adquirindo as características do local e as transportando para outros (escalabilidade / sinergia / vazamento). Leva calor para um canto, frio para outro,  transporta umidade, sementes, partículas e nuvens de chuva. Assim é o  conhecimento, vai sempre levando novas ideias de um lugar para outro,  causando modificações por onde passa. Se o solo estiver fértil, a semente, que foi gentilmente transportada por uma ventania, germina. Se o solo for árido  ou uma pedra, a semente morre. O vento vai moldando as montanhas,  esculpindo vales. Já algumas barreiras podem gerar desertos, como no caso  da corrente marítima na costa oeste da América do sul, que ao transpor os  Andes perde toda sua umidade na costa oeste da montanha e ao descer no  lado leste forma o deserto do Atacama. O mesmo ocorre com o conhecimento,  barreiras podem levar o risco de se tornar um lugar árido para o aprendizado e inovações necessárias para a evolução natural da economia do negócio.

Quando não venta, tudo fica estagnado, parado. Nada muda. Assim como o  conhecimento precisa ventilar, circular para trazer mudanças. Sem o vento, as nuvens não se moveriam e só choveriam no mesmo lugar,  não haveria diversidade da fauna nem da flora.  

Também o vento pode gerar energia se tivermos uma turbina eólica. Com um  reservatório armazena-se água da chuva da umidade transportada pelos  ventos. Enfim há muita riqueza que pode ser extraída deste recurso natural. E é possível fazer gestão do vento? Seria possível armazená-lo em  embalagens tipo as usadas em salgadinhos? Não é tão simples assim. Há  vários desafios a serem vencidos. 

O primeiro grande desafio é entender que é possível fazer gestão do vento  (conhecimento) e entender o quanto ele é um recurso natural extremamente  valioso. 

Em seguida o desafio passa a ser entender “por que” e “para que” a gestão do  vento pode contribuir para seu negócio. Assim, como o conhecimento, para  aproveitar as riquezas do vento, precisa-se entender qual seu propósito (negócio): agricultura, aviação, geração de energia? 

Carece também entender a climatologia no local (ambiente/cultura) e se é  favorável ou não para os desafios do negócio. 

Depois precisa-se compreender e mapear os conhecimentos necessários e  críticos (técnicas de transformação de vento em energia, técnicas de geração  de correntes), como o reflorestamento, que ajuda na produção de correntes  com a umidade necessária que mantém o nível do canal do Panamá. Se o nível do rio no canal baixar, as embarcações podem encalhar. 

É necessário fazer uma estatística do vento (entender o “clima” da  organização), saber qual o vento predominante, quais suas características, se  são favoráveis ao negócio. 

Entendendo-se o negócio, é necessário permitir que vento circule de forma a  ser bem aproveitado, na medida certa. Um tornado pode causar destruição se as pessoas não estiverem preparadas, não tiverem abrigo. O mesmo ocorre  com conhecimento, se houver muita informação sem preparo prévio, as  pessoas não vão aproveitar, não vão absorver. Não saber qual conhecimento necessário pode ser cair na armadilha de guardar ou gerar excesso de  informação que não pode ser absorvida pelas pessoas. 

O vento em si não se armazena, mas o que ele transporta é possível guardar  como por exemplo umidade em reservatórios, força do vento convertida em energia em capacitores. Às vezes, para utilizar sua riqueza, não é necessário  ser armazenado. Como exemplo a asa do avião é projetada de forma que o ar  circule de forma diferente na parte superior e inferior da asa, o que gera uma diferença de pressão que dá sustentação à asa. Desta forma, a decolagem do  avião se dá preferencialmente contra o vento, favorecendo ampliar esta  diferença. Assim, todos os aviões se beneficiam da mesma circulação.

O conhecimento também (explícito ou tácito) tem várias formas de se  armazenar e compartilhar (banco de dados, normas, modelos, storytelling etc.). E assim como o vento, se compartilhado pode ser aproveitado por muita  gente. 

Provavelmente o maior desafio seja estar sempre revendo todo o processo, pois a circulação dos ventos pode mudar com as mudanças climáticas, que  também influencia na economia global, muda também os negócios, gerando a  necessidade de adquirir novos conhecimentos. 
​
Quem inventou a expressão “cabeça de vento” não sabia do valor deste  recurso natural, quiçá hoje este termo fosse sinônimo de pessoa sábia. Depois de pensar em toda as semelhanças entre vento e conhecimento, quando aprendemos novos conhecimentos sentimos prazer como o de uma brisa fresca no rosto.  

Referências 
Carneiro, Ana. Gestão do Conhecimento: o que é e como fazer. Disponível em https://anacarneiro.com/gestao-do-conhecimento-o-que-e-e-como-fazer/ Acesso em  17-09-2022 

Cruz, Claudia Andressa e Nagano, Marcelo Seido. Perfil Evolutivo da criação do  conhecimento organizacional. XIII SIMPEP – Bauru, 06 a 08 de novembro de 2006. 
FIA - Gestão do Conhecimento: o que é, importância e como aplicar Disponível em https://fia.com.br/blog/gestao-do-conhecimento/ Acesso em 17-09- 2022.
Sobre a autora:

Cristina Voltas Carrera Fogaccia

Meteorologista, graduada e pós-graduada pela USP e atua na área de Navegação Aérea, na NAV Brasil. Trabalhou com pesquisa na área de radar meteorológico na FCTH e com meteorologia aeronáutica na Infraero. Migrou para a função de Especialista em Navegação Aérea, passando pelas áreas de tráfego aéreo e segurança operacional. Atualmente trabalha na área de Avaliação e Controle Operacional dentro da Gerência de Serviços de Navegação Aérea. Apaixonada por aprender coisas novas e por gestão do conhecimento, é associada à SBGC.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento