Valeu a pena?

Boa parte dos longevos, ao aterrizar suas aeronaves e desligar as turbinas, refletem sobre o que fizeram, avaliando experiências e reciclando conhecimento.

por Roberto Rosenbaum

Boa parte dos longevos, ao aterrizar suas aeronaves e desligar as turbinas, refletem sobre o que fizeram, avaliando experiências e reciclando conhecimento.

Neste Carnaval resolvi fazer uma limpeza nos arquivos de pastas suspensas e armários do meu escritório. Um 5S ‘pra valer’. 

Papeis sigilosos como documentos fiscais e contratos, levei para uma empresa de incineração. Outros tipos de papeis como catálogos, livros, projetos, cursos recebidos e fornecidos, relatórios de consultorias, enfim: todo o resto, embalei em sacos para ser enviado para uma empresa de reciclagem – foram 8 sacos pretos grandes.

A operação deste feriado deu uma sensação de alívio, mas, ao mesmo tempo, uma angústia e, de certa forma, uma depressão. Por quê?

Desde que iniciei minha vida de empreendedor numa empresa de consultoria e treinamentos, no ano de 2000, desenvolvi dezenas de projetos e cursos, para uma infinidade de organizações. Foram horas de planejamento e criação, alguns sem sucesso, a maioria bem-sucedida. Alguns me deram muito retorno financeiro, outros nem tanto.

Mas, cada vez que eu ia colocando o material para descarte, invadia em mim uma grande dúvida: será que valeu a pena ou, se eu tivesse seguido uma carreira de funcionário em uma grande empresa, não estaria mais satisfeito, como vários amigos meus?

Começar aos 60+ 

Já sou +60, o que não me impede de recomeçar. Neste momento, estou tentando fazer decolar uma nova startup criada por mim. Estou reunindo toda a minha experiência e conhecimentos para empreender mais uma vez, e as previsões são bastante animadoras!

Analisando o meu perfil, não estou tão certo se tomei a decisão correta em empreender novamente. Não é mais sensato viver com meus recursos economizados até então do que correr um novo risco?

No entanto, decidi: esta será a minha última aposta no empreendedorismo. Está cada vez mais difícil empreender na atualidade e, há cada vez maior necessidade de possuir um bom capital inicial para se ter um negócio. 

Novas ideias

O produto da minha startup destina-se a médias e grandes empresas. Para que seja possível alcançar os decisores de compras, é preciso de tempo e de recursos financeiros para site, Google Ads, conteúdo, blog, LinkedIn Premium, Facebook Business, Instagram, leads, apresentações, vendas, plataformas x, y e z, e muito mais. É uma loucura! 

Então, voltando à limpeza que fiz nos meus armários neste Carnaval, ou melhor dizendo, uma saneada na área de Gestão do Conhecimento (GC) da empresa, foram pilhas e pilhas de material desenvolvido por mim, que na maioria das vezes, já estão ultrapassados.

Como todo projeto de GC, os materiais colecionados têm que passar, frequentemente, por um saneamento e atualizações.

Atualização, sempre!

Fui professor de planejamento de marketing em 2005. Hoje, vendo o material que desenvolvi e utilizei nestas aulas, percebo que estão completamente obsoletos. Conceitos e fórmulas mágicas de marketing foram, visceralmente, alteradas com o advento da Internet. Hoje, se planeja ações comerciais de uma forma que a 15 anos era impensável.

Tente acessar do nada um comprador de uma grande empresa. É quase impossível sem as ferramentas de mídia digital!

Este artigo mostra que boa parte dos longevos, ao aterrizarem suas aeronaves e desligarem suas turbinas, aos poucos refletem o que fizeram nestas quatro ou cinco décadas e, pode invadir um sentimento de dúvida: valeu a pena? Sempre valeu a pena, porque você teve que escolher caminhos e, acumulou experiências únicas e valiosas.
 
Também tento mostrar que não é somente a idade que dificulta empreender quando se é mais longevo. O conceito de ‘lifelong learning’ é mais necessário do que nunca, porque com a rapidez das inovações, é necessário se desdobrar para manter uma empresa e se atualizar constantemente com as novidades criadas diariamente.

Logo, amigos 50+ que se aposentaram ou estão prestes a se aposentar, pensem bem antes de tomar decisões do que farão com este tempo ocioso. Se a opção é empreender, pesquisem, planejem e façam planos de negócio. Caso a opção seja buscar uma recolocação, busquem ouvir o coração para saber em qual atividade você será mais feliz. E se você quiser não trabalhar de jeito nenhum, aproveite a vida, porque ela passa voando!


Sobre o autor:
Roberto Rosenbaum é formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, atuou em grandes corporações, é criador de incubadoras de empresas e aceleradoras de startups, professor universitário, foi Superintendente de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais. Além disso, é sócio proprietário de duas empresas e teve uma coluna sobre longevidade na Band News de BH. Atualmente, Rosembaum está empreende em uma nova startup.