![]() Olá Pessoal, Hoje vamos compartilhar o quinto post da Série "Top 8" Práticas de Gestão do Conhecimento, como já mencionado anteriormente, este é um trabalho desenvolvido pela CoPs de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação da SBGC. Este post contou com a participação especial de Juliana Lima, profissional da Diretoria de Gestão do Conhecimento da Promon Engenharia. E no processo diversos outros membros como Fabio Vernalha (Natura Cosméticos), Fatima Oliveira (SEBRAE-SP), Selma Souza (SBGC), Jesuina Costa (MWM Motores), entre outros colaboram para esta definição e dicas da compilação da praticas das 20 empresas da CoPs. Não deixe de conferir os outros posts da Série Top 8: Vamos aprender mais sobre práticas de GC? Parte 1: Mapeamento do Conhecimento Critico Parte 2: Comunidade de Práticas Parte 3: Pesquisa Aplicada Parte 4: Páginas Amarelas Lições aprendidas é uma prática que sempre aparece nos casos de sucesso de Gestão do Conhecimento, mas nem sempre é aplicada corretamente ou se dá devida importância. Daí perguntamos: E sua organização está praticando iniciativas de lições aprendidas? Os resultados são efetivos? Comente e envie seu case de lições aprendidas para discutirmos. Boa Leitura! Lições Aprendidas O que é: Uma Lição Aprendida é um conhecimento adquirido por meio da experiência, e que é capturado, registrado, analisado e compartilhado. Os objetivos da prática Lição Aprendida são: Evitar a sua recorrência - casos negativos e/ou de insucesso (ex.: impedir que um erro se repita em um determinado projeto ou atividade);
Quando utilizar: Deve-se utilizar o registro de lições aprendidas onde ocorrem atividades padronizadas, sendo a LA caracterizada por um desvio nesse padrão de trabalho. Apenas devem ser registradas lições aprendidas que não façam parte do padrão de trabalho e cujo aprendizado irá ajudar a Empresa nos próximos projetos. O que é necessário: Um processo de lições aprendidas deve estimular a participação e a contribuição de todos os profissionais, garantindo o adequado tratamento dos registros, seu armazenamento, atualização de seu conteúdo e facilidade de acesso e consulta. No que se refere ao programa de lições aprendidas, o ambiente organizacional é definido pela atenção que a organização tem sobre o tema, pela importância que a alta liderança dá para o programa, os recursos utilizados nas diferentes fases do processo (captura, análise e implementação) e a constante manutenção e melhoria do programa. Neste sentido, é fundamental estabelecer um plano de comunicação e capacitação adequado. Como aplicar: É fundamental para esta prática, a definição de um processo para o tratamento de Lições Aprendidas, as fases deste processo são as seguintes: Captura
Análise
Implementação
Melhoria/ Manutenção
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações: Veja agora, alguns pontos de atenção imprescindíveis para o sucesso do Programa de Lições Aprendidas:
Exemplos de aplicação: Veja um exemplo dos passos a seguidos ao aplicar o processo de Lições Aprendidas: 1. Verificar lições aprendidas já registradas: Antes de realizar qualquer registro, deve-se observar se já não existe algum registro de Lição Aprendida tratando do tema. Se for o caso, o ideal é atualizar a informação que já existe, evitando duplicação. 2. Ter abrangência no entendimento do contexto: Para que o registro de Lição Aprendida possa ser reutilizado em outros projetos/atividades, é necessário um bom descritivo do contexto. Uma boa maneira de fazer isso é respondendo as seguintes perguntas: a) O que era esperado acontecer? b) O que aconteceu de fato? c) Porque houve esse desvio? d)O que deve ser feito da próxima vez? 3. Validar com um grupo de especialistas: É boa prática que, durante a validação, seja feito uma ampla discussão com diversos especialistas no assunto de modo que a descrição fique abrangente e entendida por todos. Colocar a aprovação da informação nas mãos de uma única pessoa, pode aumentar o risco da informação não ser bem entendida no momento da reutilização por outras pessoas, além do risco da informação não ficar completa, devido à visão parcial que cada um tem sobre os desvios. 4. Armazenar em um local oficial e único: É necessário que a organização defina qual a base de dados oficial para esse fim e gerencie a utilização da mesma. Várias bases de lições aprendidas tornam a utilização inviável. Aprenda mais:
Procesos de Conhecimento ( ) Planejamento ( ) Criação (X) Codificação e Organização (X) Compartilhamento e Disseminação ( ) Manutenção e Proteção (X) Acesso e Aplicação Empresas com aplicação: • Embraer • MWM • Promon Engenharia • Serasa Experian Sobre os autore do Post Fernando Fukunaga, é Gestor de Educação e Comunidades em Gestão do Conhecimento e Inovação da SBGC Nacional. Mestre em Administração pela PUC/SP. Acredita que conhecimento é fonte para uma sociedade mundial unida para a produção de propósito compartilhado, luz e paz para todos que buscam viver em harmonia. Juliana Lima, é responsável pela implementação e coordenação de projetos com a missão de formalizar, organizar, disseminar e proteger o conhecimento da Promon Engenharia. Psicóloga e especialista em Gestão do Conhecimento com MBA em RH. |
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