Olá Pessoal,
Como estão?
Este será o ultimo post da Série Top 8 práticas de gestão do conhecimento (GC), que, lembrando foi um trabalho realizado pela nossa Comunidade de Práticas de Maturidade de GC, sobre as práticas mais utlizadas pelas organizações participantes da CoPs, organizações como Sebrae-SP, Embraer, Natura Cosméticos, Sabesp, Metro-SP, MWM Motores, Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Hospital São Camilo, Promon Engenharia, Bradesco, Itaú Unibanco, entre outras. Também destaco a particpação dos profissionais que representam tais organização, como Adabério Diniz (MWM), José Eduardo Carara (Embraer), Marilisa Battiato (Metro-SP), Fabio Verbalha (Natura) e um destaque especial para Jesuina Costa que trabalhou um pouco mais para a produção deste post.
Parte 1: Mapeamento do Conhecimento Critico
Parte 2: Comunidade de Práticas
Parte 3: Pesquisa Aplicada
Parte 4: Páginas Amarelas
Parte 5: Lições Aprendidas
Parte 6: Benchmarking
Parte 7: Programa de Ideias
Talvez, a memória organizacional, seja a prática mais antiga e mais utilizada no contexto da gestão do conhecimento, não só Brasil , mas no mundo também. Já que no inicio da década de 1990, codificar e registrar todo o conhecimento era a solução comum, isso não signfica que não seja importante hoje em dia praticar tal processo, pois, é uma fomar de aumentar a qualidade das entregas dos trabalhadores do conhecimento, a partir de um conhecimento especializado, compartilhado e aplicado.
Boa Leitura!
Memória Organizacional
O que é:
Pode ser descrita como um conjunto de conhecimentos que preserva, armazena e disponibiliza tanto o aprendizado obtido quanto as percepções das pessoas e suas experiências para além do momento em que elas acontecem. A memória organizacional é um ponto de referência de grande relevância para garantir o desenvolvimento dos novos conhecimentos e aplicações futuras em uma organização.
Inclui elementos como: os processos organizacionais, documentos, rotinas, atividades, projetos, lições aprendidas, pessoas, banco de dados e tecnologias.
Além do valor histórico, que é comumente observado como um dos valores desta atividade, o sucesso da memória corporativa depende do quanto a organização enfatiza a cultura da preservação para reutilização e produção do aprendizado contínuo na corporação. Com isto ela pode ser vista também como uma ferramenta de uso estratégico, para isso é importante que o seu uso faça parte das políticas da organização, caso contrário ela não trará os mesmos resultados.
A memória corporativa pode existir de diversas formas nas organizações, e seu gerenciamento pode fazer parte de atividades da área de Desenvolvimento de Pessoas, Tecnologia da Informação, ou pode estar na área de Gestão do Conhecimento. As atividades e processos visam explicitar e tornar acessível o acervo de conhecimento da organização em seus diversos formatos.
Memória pressupõe registro - reúne as experiências, os saberes, as sensações, as emoções, os sentimentos que, por um motivo ou outro, escolhemos para guardar.
Quando utilizar:
- Para resgatar a história, valores e trajetória da empresa, além do gerenciamento de seus ativos intelectuais.
- Para reflexão sobre o que é essencial para a empresa e o que faz a empresa existir. Assim, mesmo após a troca de pessoas, produtos, ambiente físico, etc., os princípios da empresa são preservados.
- Identificar os marcos e rupturas da Organização.
- Registrar, preservar sua história e estruturar a linha do tempo da Organização.
O que é necessário:
Existem atualmente diversas ferramentas para registrar a Memória Corporativa, por exemplo: acervo de documentos, storytelling, vídeos, entrevistas, relatos, fotos, livros, Portais intranet, internet, entre outros.
Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e de conteúdos digitais, a Memória Corporativa pode ser transmitida através de um Portal ou Website da organização, ganhando assim maior visibilidade e facilidade de acesso.
Como aplicar:
Para que a memória corporativa seja relevante e acessível no futuro, as organizações devem tomar alguns cuidados como por exemplo:
- Quais elementos devem ser preservados?
- Como será armazenada?
- Como será atualizada?
- Como selecionar o que tem valor para a Instituição?
- Qual contexto, conceito e foco irão representar a memória, sendo que vários registros podem ser interpretados para várias situações?
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
- Verifique o contexto e a narrativa que serão contemplados na memória organizacional.
- Busque conhecimento sobre o assunto.
- É importante ter o apoio da alta liderança para que as atividades sejam elaboradas com dedicação.
- É importante verificar o nível de maturidade da organização com relação às atividades que serão adotadas na preservação da Memória.
- A utilização de ferramentas para diagnóstico (ex: 5Ws e 2Hs; SWOT), podem contribuir para o planejamento mais assertivo das atividades.
- Envolva e valorize as pessoas que atuam nas atividades.
- Comunicação Interna e Externa.
- Salvaguardar valores e conhecimentos.
- Gestão do conhecimento.
- Planejamento estratégico.
- Gestão de mudanças: crises, fusões e aquisições.
- Gestão de Pessoas.
- Relação com a Comunidade: retrato da região com trechos de histórias, fotos dos diversos segmentos sociais que formam as cadeias produtivas locais.
A seguir temos um “case” de como esta prática é utilizada na empresa CCEE, pela responsável Marcia Loureiro:
CCEE
As atividades ligadas a Gestão do Conhecimento desenvolveram o Portal do Conhecimento e lá armazenaram um grande repositório de informações e práticas que rementem a ações aplicadas pela CCEE, estas práticas contribuem para gerar sua Memória Organizacional.
Mas o que é Memória Organizacional para a CCEE?
Também conhecida por memória corporativa, é todo o dado, informação e conhecimento criado durante a existência de uma organização. Inclui os processos organizacionais, artefatos utilizados, responsabilidades e tecnologias empregadas, visando registrar de forma acessível o acervo de conhecimento da organização.
A Memória Organizacional está dentro da área de gestão do conhecimento, atua sobre a explicitação do conhecimento dentro da organização. Para isso utiliza algumas ferramentas para o seu registro, tais como storytelling, entrevistas, programa CCEE 15 anos, vídeos em projetos, entre outros.
A grande maioria desses materiais, além de serem amplamente divulgados internamente por meio da intranet PLUG, também ficam disponíveis no acervo da CCEE na página do Vimeo.
https://vimeo.com/ccee
Isso sem dizer que o próprio Portal do Conhecimento é um grande repositório de Memória Organizacional em parceria com a Plug, que graças à sua taxonomia permite que de maneira prática resgate facilmente informações sobre a organização.
Memória Organizacional presente em projetos
Outra prática já implementada pela CCEE foi a realização de um Storytelling na Gestão de grandes projetos, inclusive na reestruturação do Sistema Elétrico Brasileiro.
Aprender a tratar de maneira efetiva os aprendizados obtidos a fim de promover uma melhora significativa na execução dos próximos projetos da organização, sempre é importante, lembrando do que deu certo ou não, em situações similares anteriores, o gerente de projetos necessita reavaliar estes pontos a cada novo projeto. Sem memória, sem reaproveitar o conhecimento adquirido (e os produtos desenvolvidos) em projetos anteriores, a equipe começa do zero novamente, correndo grande risco de cometer os mesmos erros do passado e deixando de lado tudo que deu certo.
Aprenda mais:
CÂMARA DE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - CCEE. Disponível em: <http://www.ccee.org.br/portal/faces/pages_publico/inicio?_adf.ctrl-state=z4j952hfv_171&_afrLoop=1713687202052501>. Acesso em: 06 jun 2016.
MEMÓRIA & significado linha do tempo. Pessoas & Escolhas. Set. 2016.
PEREIRA, C. M.; RIBEIRO, M. L.; SIQUEIRA, É. S.; URBINA, L. M. S. Gestão do conhecimento em uma instituição de pesquisas espaciais: base nos modelos ESA e NASA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO,5. (CIKI), 2015, Joinville. Anais... 2015.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Processo de GC:
( ) Planejamento ( ) Criação (X) Codificação e Organização (X) Compartilhamento e Disseminação (X) Manutenção e Proteção (X) Acesso e Aplicação
Empresas com aplicação:
BioLab, CCEE, Embraer, Natura, Serasa Experian
Sobre os Autores:
Jesuina Costa, é Analista de Gestão do Conhecimento no SEBRAE-SP, atuou na industria automotiva, é fomada em ciência da infomação pela UFSCar, onde também realizou sua pós graduação, é especiliasta em gestão do conhecimento pela Fundação Vanzolini.
Fernando Fukunaga, é Gestor de Educação e Comunidades em Gestão do Conhecimento e Inovação da SBGC Nacional. Mestre em Administração pela PUC/SP. Acredita que conhecimento é fonte para uma sociedade mundial unida para a produção de propósito compartilhado, luz e paz para todos que buscam viver em harmonia.