da Administração Pública e da sociedade para uso, reuso e disseminação
Em contínua construção, desde 2011, o VCE tem hoje quase 22.000 termos distribuídos por disciplinas como direito, contabilidade, economia, administração e finanças públicas. A ferramenta divide-se em três partes. A primeira é composta de palavras-chave, alusivas às áreas de atuação do tribunal. A segunda contém nomes de instituições que se relacionam com o TCU. Finalmente, a terceira parte corresponde aos nomes oficiais das localidades brasileiras, segundo o Banco de Nomes Geográficos do Brasil, mantido pelo IBGE. Uma extensa cadeia de sinônimos, formas alternativas de grafia e termos associados, contribui para a efetividade da recuperação das informações. Publicado em formato aberto, legível por máquina, todo esse conteúdo pode agora ser livremente utilizado, reutilizado e redistribuído de forma automatizada.
Dados Abertos
Com dados abertos, o tesauro do TCU, converte-se em uma ferramenta mais efetiva para o tratamento em lote de informações e poderá ser mais fácil e rapidamente incorporado por instituições afins ao controle externo. Além disso, o VCE aberto vai ampliar as possibilidades de intercâmbio de conhecimento, maximizar esforços e minimizar retrabalhos na medida em que facilitará trabalhos colaborativos de importação, exportação e análise de dados.
Neste primeiro momento, os dados estão disponíveis para download nos formatos XML, XLSX, CSV e HTML e foram publicados na página Transparência do Instituto Serzedello Corrêa/ISC. Posteriormente, também serão publicados no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
É o TCU atuando em gestão do conhecimento, participando da formação de padrões na descrição de dados especializados para consumo do setor público, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas mais efetivos de organização e gestão de conteúdos e para a maior agilidade e precisão na recuperação de informações associadas ao controle externo
Sobre o Autor: O Instituto Serzedello Corrêa (ISC*) é a Escola Superior do TCU. Sua atuação alia Educação, Informação, Inovação e Cultura para a construção de conhecimentos que possam apoiar a atuação do controle externo e o aprimoramento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso o Instituto atua internamente na capacitação e especialização do corpo técnico do TCU, bem como em ações para o público externo que possam contribuir para a efetividade do controle e a promoção da cidadania.