O que é?
- Um meio de promover debates sobre um determinado assunto ou tema, trazendo como objetivo disseminação dos conhecimentos e existentes sobre os temas relevantes da organização, compartilhar experiências e estimular a integração entre, pessoas, áreas e regiões.
Quando utilizar?
- Pode ser utilizado para instigar os participantes a compartilhar e promover subsídios por meio de discussões, buscando ações efetivas para a resolução de problemas e/ou melhorias em processos.
- Os fóruns de discussão podem ser utilizados para diálogo, fornecer respostas diretas às perguntas, compartilhar e discutir as práticas e idéias, contribuindo com a criação de conhecimento coletivo.
- Eles também podem servir como espaços informais para formação de equipes e networking e grupos de estudo.
Recursos necessários:
- Proficiência em métodos de conversação
- Coordenador do fórum
- Projeto ou roteiro para gestão do assunto ou processo a ser discutido
- Cronograma
- Local físico propício para instigar o compartilhamento
- Os objetivos devem ser claramente expostos e direcionados
- Convocar/Identificar as pessoas envolvidas com o tema
- Comprometimento dos participantes do forum
- Registro e análise das discussões
- Apoio da liderança envolvida no processo e/ou assunto discutido
- Agendar os fóruns com antecedência
- Reunião de abertura com os participantes
Como aplicar?
- Validar o projeto e/ou roteiro com a liderança
- Seguir o cronograma do projeto elaborado
- Fazer a abertura do fórum com apoio da liderança
- Elaborar material com foco no objetivo específico a alcançar
- As pessoas envolvidas podem ser convidadas de acordo com o impacto e envolvimento, ou pela função que exercem na atividade relacionada ao assunto discutido
- Estimular e incentivar os participantes
- Fazer a ata da reunião
- Informar os participantes do andamento do projeto
- Disseminar o resultado dos fóruns para os participantes
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
- Identificar a aceitação dos participantes para adesão ao fórum
- Conhecer e respeitar a cultura organizacional
- Objetividade no direcionamento do assunto em discussão
- Os fóruns presenciais podem ter interação com fóruns virtuais servindo como ferramenta para reunir outras pessoas fora do local físico para que consigam contribuir com o tema em discussão independente da localização e abrangência do assunto.
Exemplos de aplicação:
MWM INTERNATIONAL Motores
- Melhorias nos procedimentos e processos de documentos técnicos da Engenharia de Desenvolvimento do Produto.
- Primeiramente foi feito um levantamento de necessidades para sistematizar o processo de elaboração de um documento.
- Após o desenho do mapa do processo, estipulou-se a participação das pessoas do operacional para o fórum de discussão onde os envolvidos de diferentes áreas puderam conversar sobre os impactos e mudanças a serem adaptadas.
- Com a experiência do fórum, a simulação do sistema propiciou melhorias e benefícios vindos dos próprios usuários da ferramenta, fazendo então com que o procedimento de trabalho tivesse mais consistência e aplicabilidade após a aprovação, segundo os critérios da gestão da qualidade.
- Outros resultados alcançados foram a minimização de erros e a eficiência e eficácia durante o uso da ferramenta, através de melhorias no processo, por meio das discussões.
Aprenda mais:
- MILTON, Nick. Knowledge management: for teams and projects. Oxford, UK: Chandos, 2005.
- SANTIAGO JUNIOR, Jose Renato. Gestao do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004.
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