O que é?
- Um fórum de discussão (em inglês “bulletin board”) é uma ferramenta destinada a promover debates em torno de uma questão.
- Sua principal função é ser o espaço compartilhado para troca de ideias e opiniões para geração de conhecimento e novos aprendizados para os participantes. Existem dois tipos de fórum: o público e o privado. No fórum de discussão público, provedores, empresas ou instituições disponibilizam espaços para discussão sobre os mais variados tópicos de interesse geral, durante um determinado período de tempo; o acesso e a participação nesse tipo de fórum é livre e irrestrito, sem limite de tempo ou espaço para a troca de mensagens escritas. Em contrapartida, no fórum de discussão privado, uma empresa ou instituição abre espaço para discussão sobre tópicos específicos relacionados à área de interesse, durante um período de tempo determinado; o usuário apenas precisa ter acesso ao sistema do fórum na web, por meio de cadastramento prévio para obtenção da senha competente.
Quando utilizar?
- Os fóruns são muito utilizados por grupos de estudo que precisam debater assuntos importantes e especificos.
- Pode ser utilizado também para dar continuidade a debates iniciados em reuniões presenciais.
- No caso das empresas ele se torna ferramenta importante para discussão de ideias, geração de novos conhecimentos e inovaçãoes, sejam em produtos e serviços, ou mesmo em processos corriqueiros do dia a dia da organização.
Recursos necessários:
- Ter a demanda (grupo de pessoas que necessita deste ambiente para trocar/compartihar ideias e opiniões, etc)
- Ter a plataforma tecnologica (SharePoint, por exemplo)
- Ter apoio de TI no desenvolvimento.
Como aplicar?
- Cada fórum de discussão tem um funcionamento que lhe é próprio e possui às vezes os seus “Usos e costumes”. Estes são frequentemente tácitos e às vezes inscritos num documento chamado “carta de utilização ou regras de uso” que precisa as condições nas quais uma mensagem pode ser acrescentada ao fórum e os critérios que podem conduzir à moderação de uma mensagem.
- Existe dois tipos de moderação :
- A moderação a priori : as mensagens devem ser validadas por um regulador para serem publicadas e por conseguinte aparecer em linha;
- A moderação a posteriori : as mensagens acrescentadas são publicadas automaticamente (aparecem em linha). O síte reserva-se a possibilidade de suprimir as mensagens a posteriori.
- A moderação a priori : as mensagens devem ser validadas por um regulador para serem publicadas e por conseguinte aparecer em linha;
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
- Em construção
Exemplos de aplicação:
- Em construção
Aprenda mais:
- Em construção
Processos de Conhecimento
( ) Identificação ( X ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( ) Aplicação
Onde estamos
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