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Gestão de Competências

Capacidade produzir soluções

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O que é?

  • Identificação de habilidades das pessoas envolvidas em uma atividade e/ou processo.
  • Capacidade em produzir práticas e ações para soluções de problemas específicos.
  • Transformação do conhecimento tácito em explícito para possíveis aplicações práticas em processos produtivos.

Quando utilizar?

  •  Para incentivar o compartilhamento da informação e do conhecimento.
  • Em melhorias em programas de treinamento e práticas em processos. 
  • Para implantar ações a fim de estimular a comunicação entre equipes de trabalho.
  • Para incorporar a cultura do registro documental para fortalecer a memória organizacional.
  • Para preservar a memória organizacional. 
  • Para contribuir para a disseminação da informação e do conhecimento.
  • Para mapear conhecimentos básicos, críticos e estratégicos.

Recursos necessários: 

  • Pessoas envolvidas no processo e/ou atividades. 
  • Identificação de postos de trabalho. 
  • Habilidades e competências exigidas.
  • Aprendizes.
  • Tutores.

Como aplicar? 

  • Identificar os processos.
  • Definir as pessoas envolvidas.
  • Identificar as ferramentas.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  •  Respeitar a cultura organizacional. 
  • É importante ter senso crítico sobre as oportunidades de melhorias nos processos organizacionais. 
  • Através da prática de matriz de habilidades, é possível identificar outras iniciativas de Gestão do Conhecimento, por exemplo: Lições Aprendidas (LA), Inteligência Competitiva (IC); Gestão de Ideias (GI); Mapas de Conhecimento (MC); Gestão de Indicadores (IN):
    • LA – Identificar lições aprendidas (prevenção).
    • IC – Aprimoramento dos colaboradores no conhecimento aplicado gerando um diferencial competitivo.
    • GI – Integração com os programas motivacionais da empresa.
    • MC – Identificação de redes internas de conhecimentos – taxonomias. 
    • IN – Correlacionar indicadores de ocorrências de falhas com a matriz de habilidades; Indicadores para medir melhorias implementadas nos processos.

Exemplos de aplicação:

MWM INTERNATIONAL Motores
  • Processos e Ações
    • Definição dos postos de trabalho.
    • Definição do fluxo.
    • Definição das ferramentas.
    • Definição das competências.
    • Elaboração da matriz.
    • Níveis  de Treinamento  para  utilização dos postos.
*nota: matriz, é uma correlação entre postos de trabalho e as pessoas

  • Pessoas
    • Contratação de pessoas habilitadas.
    • Treinamento sobre conhecimento do produto.
    • Envolvimento e conhecimento dos benefícios da empresa.
    • Participação nos resultados da empresa.
  • Ferramentas
    •  Procedimentos da qualidade definidos.
    •  Correlação com eventos nos processos do trabalho.
    • Definição de tempo necessário para treinamento.
    • Utilização de técnicas como 5S.
    • Utilização do portal eletrônico intranet.
  • O caso exposto foi uma aplicação em ambientes produtivos e pode ser aplicado em conjunto com a metodologia Lean – foco na produção enxuta.
  • Lean Thinking (ou Mentalidade Enxuta) é uma filosofia e estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos.
  • A gestão lean procura fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos mais baixos (PROPÓSITO), identificando e sustentando melhorias nos fluxos de valores primários e secundários (PROCESSOS), por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa (PESSOAS).
  • O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas lean.
  • A matriz também e um requisito da ISO TS 16949:2010 – tópico sobre treinamento no posto de trabalho.

Aprenda mais:

  • http://www.lean.org.br/o_que_e.aspx
  • MILTON, Nick. Knowledge management: for teams and projects. Oxford, UK: Chandos, 2005.
  • SANTIAGO JUNIOR, Jose Renato. Gestão do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004.

Processos de Conhecimento

(  X  ) Identificação (  X  ) Criação  (  X  ) Retenção (    ) Transferência (   ) Aplicação
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