O que é?
- Identificação de habilidades das pessoas envolvidas em uma atividade e/ou processo.
- Capacidade em produzir práticas e ações para soluções de problemas específicos.
- Transformação do conhecimento tácito em explícito para possíveis aplicações práticas em processos produtivos.
Quando utilizar?
- Para incentivar o compartilhamento da informação e do conhecimento.
- Em melhorias em programas de treinamento e práticas em processos.
- Para implantar ações a fim de estimular a comunicação entre equipes de trabalho.
- Para incorporar a cultura do registro documental para fortalecer a memória organizacional.
- Para preservar a memória organizacional.
- Para contribuir para a disseminação da informação e do conhecimento.
- Para mapear conhecimentos básicos, críticos e estratégicos.
Recursos necessários:
- Pessoas envolvidas no processo e/ou atividades.
- Identificação de postos de trabalho.
- Habilidades e competências exigidas.
- Aprendizes.
- Tutores.
Como aplicar?
- Identificar os processos.
- Definir as pessoas envolvidas.
- Identificar as ferramentas.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
- Respeitar a cultura organizacional.
- É importante ter senso crítico sobre as oportunidades de melhorias nos processos organizacionais.
- Através da prática de matriz de habilidades, é possível identificar outras iniciativas de Gestão do Conhecimento, por exemplo: Lições Aprendidas (LA), Inteligência Competitiva (IC); Gestão de Ideias (GI); Mapas de Conhecimento (MC); Gestão de Indicadores (IN):
- LA – Identificar lições aprendidas (prevenção).
- IC – Aprimoramento dos colaboradores no conhecimento aplicado gerando um diferencial competitivo.
- GI – Integração com os programas motivacionais da empresa.
- MC – Identificação de redes internas de conhecimentos – taxonomias.
- IN – Correlacionar indicadores de ocorrências de falhas com a matriz de habilidades; Indicadores para medir melhorias implementadas nos processos.
- LA – Identificar lições aprendidas (prevenção).
Exemplos de aplicação:
MWM INTERNATIONAL Motores
- Processos e Ações
- Definição dos postos de trabalho.
- Definição do fluxo.
- Definição das ferramentas.
- Definição das competências.
- Elaboração da matriz.
- Níveis de Treinamento para utilização dos postos.
- Definição dos postos de trabalho.
- Pessoas
- Contratação de pessoas habilitadas.
- Treinamento sobre conhecimento do produto.
- Envolvimento e conhecimento dos benefícios da empresa.
- Participação nos resultados da empresa.
- Contratação de pessoas habilitadas.
- Ferramentas
- Procedimentos da qualidade definidos.
- Correlação com eventos nos processos do trabalho.
- Definição de tempo necessário para treinamento.
- Utilização de técnicas como 5S.
- Utilização do portal eletrônico intranet.
- Procedimentos da qualidade definidos.
- O caso exposto foi uma aplicação em ambientes produtivos e pode ser aplicado em conjunto com a metodologia Lean – foco na produção enxuta.
- Lean Thinking (ou Mentalidade Enxuta) é uma filosofia e estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos.
- A gestão lean procura fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos mais baixos (PROPÓSITO), identificando e sustentando melhorias nos fluxos de valores primários e secundários (PROCESSOS), por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa (PESSOAS).
- O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas lean.
- A matriz também e um requisito da ISO TS 16949:2010 – tópico sobre treinamento no posto de trabalho.
Aprenda mais:
- http://www.lean.org.br/o_que_e.aspx
- MILTON, Nick. Knowledge management: for teams and projects. Oxford, UK: Chandos, 2005.
- SANTIAGO JUNIOR, Jose Renato. Gestão do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004.
Processos de Conhecimento
( X ) Identificação ( X ) Criação ( X ) Retenção ( ) Transferência ( ) Aplicação
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