O que é?
- Uma Lição Aprendida é um conhecimento adquirido através da experiência, e que é capturado, registrado, analisado e compartilhado.
- Os objetivos da prática Lição Aprendida são:
- Evitar a sua recorrência - casos negativos e/ou de insucesso (ex.: impedir que um erro se repita em um determinado projeto ou atividade);
- Promover sua aplicação em situações futuras - casos positivos e /ou de sucesso (ex.: repetir um acerto nos próximos projetos ou atividades.
- Em geral, as Lições Aprendidas podem ser consideradas como desvios em relação ao planejamento de um projeto ou atividade, tanto do ponto de vista positivo, como do negativo.
- Evitar a sua recorrência - casos negativos e/ou de insucesso (ex.: impedir que um erro se repita em um determinado projeto ou atividade);
Quando utilizar?
- Deve-se utilizar o registro de lições aprendidas onde ocorrem atividades padronizadas, sendo a LA caracterizada por um desvio nesse padrão de trabalho.
- Apenas devem ser registradas lições aprendidas que não façam parte do padrão de trabalho e cujo aprendizado irá ajudar a Empresa nos próximos projetos.
Recursos necessários:
- Um processo de lições aprendidas deve estimular a participação e a contribuição de todos os profissionais, garantindo o adequado tratamento dos registros, seu armazenamento, atualização de seu conteúdo e facilidade de acesso e consulta.
- No que se refere ao programa de lições aprendidas, o ambiente organizacional é definido pela atenção que a organização tem sobre o tema, pela importância que a alta liderança dá para o programa, os recursos utilizados nas diferentes fases do processo (captura, análise e implementação) e a constante manutenção e melhoria do programa.
- Neste sentido, é fundamental estabelecer um plano de comunicação e capacitação adequado.
Como aplicar?
- É fundamental para esta prática, a definição de um processo para o tratamento de Lições Aprendidas, as fases deste processo são as seguintes:
- Captura
- Documentar o contexto da situação ocorrida, e as respectivas consequências;
- Avaliar registros anteriores da base de dados;
- Dar feedback quanto ao tratamento adequado;
- Identificar e registrar.
- Análise
- Analisar, discutir e ajustar registros;
- Discutir e consolidar registros;
- Propor encaminhamentos.
- Implementação
- Revisar o descritivo da Lição Aprendidas;
- Priorizar planos de ação;
- Garantir que os encaminhamentos sejam, de fato, realizados;
- Definir formas de divulgação.
- Revisar o descritivo da Lição Aprendidas;
- Melhoria/ Manutenção
- Realizar pesquisas com os usuários cm relação a satisfação cm o processo estabelecido;.
- Analisar o impacto das Lições Aprendidas;
- Revisar o conteúdo da base de dados, para eliminar registros expirados, ou possivelmente, duplicados;
- Auditar os registros e planos de ação.
- Realizar pesquisas com os usuários cm relação a satisfação cm o processo estabelecido;.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Veja agora, alguns pontos de atenção imprescindíveis para o sucesso do Programa de Lições Aprendidas:
- Para ser considerada uma boa prática de Gestão do Conhecimento, deve ser estabelecido um processo para tratamento das Lições Aprendidas;
- As pessoas precisam estar motivadas, e precisam acreditar neste processo;
- A forma de registrar e a recuperação destes registros precisa ser simples;
- Nem tudo o que ocorre em um projeto ou atividade pode ser considerada uma Lição Aprendida;
- É preciso verificar se existe uma lição aprendida antes de cometer o mesmo erro novamente;
- Como todo processo, deve ser auditado;
- As melhorias são sempre Bem-Vindas.
Exemplos de aplicação:
Veja um exemplo dos passos a seguidos ao aplicar o processo de Lições Aprendidas:
- Verificar lições aprendidas já registradas:
- Antes de realizar qualquer registro, deve-se observar se já não existe algum registro de Lição Aprendida tratando do tema. Se for o caso, o ideal é atualizar a informação que já existe, evitando duplicação.
- Antes de realizar qualquer registro, deve-se observar se já não existe algum registro de Lição Aprendida tratando do tema. Se for o caso, o ideal é atualizar a informação que já existe, evitando duplicação.
- Ter abrangência no entendimento do contexto:
- Para que o registro de Lição Aprendida possa ser reutilizado em outros projetos/atividades, é necessário um bom descritivo do contexto. Uma boa maneira de fazer isso é respondendo as seguintes perguntas:
- O que era esperado acontecer?
- O que aconteceu de fato?
- Porque houve esse desvio?
- O que deve ser feito da próxima vez?
- O que era esperado acontecer?
- Para que o registro de Lição Aprendida possa ser reutilizado em outros projetos/atividades, é necessário um bom descritivo do contexto. Uma boa maneira de fazer isso é respondendo as seguintes perguntas:
- Validar com um grupo de especialistas:
- É boa prática que, durante a validação, seja feito uma ampla discussão com diversos especialistas no assunto de modo que a descrição fique abrangente e entendida por todos.
- Colocar a aprovação da informação nas mãos de uma única pessoa, pode aumentar o risco da informação não ser bem entendida no momento da reutilização por outras pessoas, além do risco da informação não ficar completa, devido à visão parcial que cada um tem sobre os desvios.
- É boa prática que, durante a validação, seja feito uma ampla discussão com diversos especialistas no assunto de modo que a descrição fique abrangente e entendida por todos.
- Armazenar em um local oficial e único:
- É necessário que a organização defina qual a base de dados oficial para esse fim e gerencie a utilização da mesma. Várias bases de lições aprendidas tornam a utilização inviável.
Aprenda mais:
Processos de Conhecimento
( X ) Identificação ( ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( X ) Aplicação
Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista São Paulo - SP, 01310-200 Contato contato@sbgc.org.br |
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento