SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Páginas Amarelas

Quem tem competência para fazer o que você precisa

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

O que é?

  • É uma ferramenta na qual objetivo principal é facilitar o acesso a conhecimentos e experiências dos colaboradores por meio da rápida identificação de "quem sabe o que" na empresa, possibilitando a interação direta entre os demandantes e as fontes de conhecimentos e experiências. Trata-se de um banco com os dados estruturado de contato e os perfis dos profissionais, conforme suas áreas de conhecimento, experiências, projetos realizados, temas de interesse e habilidades classificadas por meio de uma taxonomia comum.
  • Dessa forma, as informações sobre os colaboradores podem ser encontradas de forma organizada e abrangente. Ao encontrar "quem sabe o que", mais rapidamente agiliza-se a solução de problemas e dúvidas diversas que podem surgir dentro da empresa. O contato entre os profissionais é incentivado e pode ser feito diretamente, promovendo uma verdadeira conexão profissional no ambiente organizacional.
  • Estas páginas são dirigidas a todos os funcionários que trabalham em negócios com base em conhecimento.

Quando utilizar?

  • Esse banco de dados é virtual e deve ter taxonomia amigável para facilidade na busca de profissionais e especialidades, além de critérios claros para atualização das informações.
  • Atualização de informações:
    • Cada colaborador deve ter o seu perfil disponibilizado em uma plataforma comum, onde poderá a qualquer momento realizar as atualizações que julgar pertinente. O ideal é que crie-se uma cultura de atualização constante e voluntária, facilitando assim a troca de conhecimentos com outros profissionais.
    • É importante que, ao preencher o formulário o colaborador utilize uma linguagem clara e objetiva, de modo que não deixe dúvida ao leitor.
  • Utilização das informações:
    • A empresa e colaboradores devem capturar as oportunidades de utilização das informações disponíveis, como por exemplo:
      • Conhecimentos críticos: encontrar colaboradores que atuam em áreas / processos relacionados aos Conhecimentos Críticos para a organização
      • Composição de uma equipe de projeto / grupo de trabalho: Quando a empresa precisar formar um grupo de trabalho sobre um determinado assunto, por exemplo, poderá recorrer a esta ferramenta para encontrar os colaboradores que poderão contribuir com seu conhecimento e vivência para aquela atividade.
      • Recrutamento Interno e Sucessão: A empresa poderá consultar a ferramenta para conhecer mais sobre o perfil dos seus colaboradores durante um processo de reposição de vaga e/ou sucessão.

Recursos necessários: 

Para o desenvolvimento e implantação, é necessário um Plano de Ação que contenha:
  • Definição de objetivos e informações-chave das páginas amarelas
  • Elaboração de uma taxonomia comum das informações levantadas
  • Alinhamento de desenvolvimento da infraestrutura com TI
  • Desenvolvimento do ambiente virtual
  • Elaboração de um sistema de categorização e busca de informações
  • Comunicação da ferramenta
  • Atualização de informações

Como aplicar? 

  • Após o desenvolvimento e implantação do plano de ação, e implantação da ferramenta, cada colaborador deverá atualizar (e manter atualizado) seu perfil com as informações necessárias e/ou relevantes.
  • Caberá a empresa, conforme sua necessidade e estratégia, a utilização e aplicação das informações disponibilizadas, conforme exemplos sugeridos no item “Quando utilizar”.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Para se obter sucesso na aplicação e utilização, é necessário sensibilizar os colaboradores de forma que todos entendam a importância da atualização de seus perfis, bem como as formas de utilização da ferramenta (dar sentido).
  • é possível adaptação do nome da ferramenta, por exemplo, que seja mais coerente com a empresa e perfil dos seus profissionais. 

Exemplos de aplicação:

  • Em construção

Aprenda mais:

  • Em construção

Processos de Conhecimento

(    ) Identificação (   ) Criação  (  X  ) Retenção (  X  ) Transferência (   ) Aplicação
Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento