O que é?
É uma prática de GC que visa identificar aprendizados de uma etapa de um projeto, processo, uma ação, entre outros contextos. É uma reunião, um encontro de aprendizagem baseado em acontecimentos passado, é semelhante a prática de After Action Review. O grupo ou equipe após essas atividades buscam discutir os aprendizados destacando tantos os pontos positivos, quanto os negativos. Pode-se também identificar os aprendizados que podem ou devem ser compartilhados outras pessoas para replicar o sucesso ou evitar o fracasso. Por meio da inspeção do passado, espera-se também a busca pela melhoria contínua.
Quando utilizar?
- Ao fim de etapas de projetos e processos
- Ao fim de quaisquer atividades de aprendizagem
Recursos necessários?
- Planejamento;
- Desejável habilidades de facilitação de grupo;
Como aplicar
Na literatura especializada é possível encontrar formas diferentes de aplicação, basicamente pode-se destacar:
- Alinhamento conceitual: o(a) facilitador(a) da reunião/encontro faz um alinhamento acerca do contexto (etapa, atividade vivida no passado), expectativa, escopo, dinâmica a ser adotada.
- Identificação de aprendizados: fase de coleta de dados, fatos e sentimentos em relação ao contexto em análise. Dados e fatos de aprendizado podem ser coletados com o estimulo de perguntas pré elaboradas ou com uso de narrativas, estimulando o participante narrar o que aconteceu. Sentimentos podem ser coletados estimulando o uso de narrativa para que os participantes contem o que eles viveram, ou outras técnicas de coleta de sentimento. É ideal estruturar os aprendizados identificados.
- Geração de Insights: fase de estimulo para compreensão do motivos que levaram a estes aprendizados e sentimentos. Pode ser discutido ponto a ponto ou de forma geral.
- Plano de Ação: fase de construção de ações considerando os aprendizados identificados e insights gerados, contendo responsáveis e prazos para a conclusão da ação.
- Fechamento: fase em que se faz o fechamento da reunião/encontro. Pode-se utilizar diversas técnicas de facilitação de grupos, além do trivial (agradecimentos, reconhecimento de pessoas). Desde que registrado e estruturado publicar e compartilhar.
Boas práticas, dicas e adaptações
Em construção
Exemplo de aplicação
Aprenda mais
Derby, E. & Larsen, D.(2008). Agile retrospectives: Making good teams great (p. 23). Raleigh, NC: Pragmatic Bookshelf.
Processos de Conhecimento
( )Identificação ( )Criação ( )Retenção ( X )Transferência ( X )Aplicação
Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista São Paulo - SP, 01310-200 Contato contato@sbgc.org.br |
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento