SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Retrospectiva

O que aconteceu? O que vocês viveram? O que foi aprendido?

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

O que é?

É uma prática de GC que visa identificar aprendizados de uma etapa de um projeto, processo, uma ação, entre outros contextos. É uma reunião, um encontro de aprendizagem baseado em acontecimentos passado, é semelhante a prática de After Action Review.  O grupo ou equipe após essas atividades buscam discutir os aprendizados destacando tantos os pontos positivos, quanto os negativos. Pode-se também identificar os aprendizados que podem ou devem ser compartilhados outras pessoas para replicar o sucesso ou evitar o fracasso. Por meio da inspeção do passado, espera-se também a busca pela melhoria contínua. 

Quando utilizar?

  • Ao fim de etapas de projetos e  processos
  • Ao fim de quaisquer atividades de aprendizagem

Recursos necessários?

  • Planejamento;
  • Desejável habilidades de facilitação de grupo;

Como aplicar

Na literatura especializada é possível encontrar formas diferentes de aplicação, basicamente pode-se destacar: 
  1. Alinhamento conceitual: o(a) facilitador(a) da reunião/encontro faz um alinhamento acerca do contexto (etapa, atividade vivida no passado), expectativa, escopo, dinâmica a ser adotada. 
  2. Identificação de aprendizados: fase de coleta de dados, fatos e sentimentos em relação ao contexto em análise. Dados e fatos de aprendizado podem ser coletados com o estimulo de perguntas pré elaboradas ou com uso de narrativas, estimulando o participante narrar o que aconteceu. Sentimentos podem ser coletados estimulando o uso de narrativa para que os participantes contem o que eles viveram, ou outras técnicas de coleta de sentimento. É ideal estruturar os aprendizados identificados. 
  3. Geração de Insights: fase de estimulo para compreensão do motivos que levaram a estes aprendizados e sentimentos. Pode ser discutido ponto a ponto ou de forma geral. 
  4. Plano de Ação: fase de construção de ações considerando os aprendizados identificados e insights gerados, contendo responsáveis e prazos para a conclusão da ação. 
  5. Fechamento: fase em que se faz o fechamento da reunião/encontro. Pode-se utilizar diversas técnicas de facilitação de grupos, além do trivial (agradecimentos, reconhecimento de pessoas). Desde que registrado e estruturado publicar e compartilhar.  

Boas práticas, dicas e adaptações

Em construção

Exemplo de aplicação

Caso Vale - Retrospectiva (Uma Ferramenta para Reter Conhecimentos)
Link Direto: clique aqui.

Aprenda mais

​Derby, E. & Larsen, D.(2008). Agile retrospectives: Making good teams great (p. 23). Raleigh, NC: Pragmatic Bookshelf.

Processos de Conhecimento

(    )Identificação  (    )Criação  (    )Retenção  (  X  )Transferência  (  X  )Aplicação
Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento