SBGC Online
O Programa
O Programa SBGC Online foi construído para colaborar para o avanço do campo da gestão do conhecimento no Brasil. A ideia central é por meio da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação conectar profissionais pelo Brasil interessados em aprender cada vez mais sobre gestão do conhecimento para o desenvolvimento organizacional e da sociedade.
Metodologia
A metodologia de ensino é baseada em princípios do construtivismo, e ocorre em um processo de três etapas: (1) Captura de Conhecimento; (2) Construção de Conceitos; e (3) Absorção do Conhecimento.
Para etapa de captura de conhecimento o aluno recebe um material especifico sobre o tema do encontro online para estudar e principalmente realizar anotações; compreende também as etapas de listar e observas experiências concretas sobre o tema do Loop de Aprendizagem de Kolb:
Para etapa de captura de conhecimento o aluno recebe um material especifico sobre o tema do encontro online para estudar e principalmente realizar anotações; compreende também as etapas de listar e observas experiências concretas sobre o tema do Loop de Aprendizagem de Kolb:
- Experiências concretas: nossa vivência (curta e/ou longa) nos proporciona experiências, algumas são importantes para nós. Essas experiências incluem aquilo que identificamos como os resultados de nossas ações anteriores.
- Observação e reflexão: a reflexão sobre essas experiência está relacionada a capacidade de diferenciação do modelo mental existente e a percepção de uma realidade diferente; observando aquilo que nossas ações criaram em relação a outros eventos. O produto dessa reflexão é consciência de novos padrões e tendências em eventos que não havíamos percebido antes.
- Formação de conceitos: o antigo modelo mental e a nova realidade são integrados em uma nova teoria. As sugestões de causalidade nos permite desenvolver novas teorias sobre como nossas ideias a respeito do mundo precisa mudar em consequência da observação e reflexão.
- Teste de implicações: usamos essas teorias para planejar novos passos e continuamos a transformar esses planos em novas ações, testando as implicações da nossa teoria em novas ações.
A etapa de construção de conceitos compreendem os dois últimos passos do Loop de aprendizagem e é realizado no encontro online com o Facilitador de Aprendizagem e com os demais alunos.
Na ultima etapa é hora de organizar o que aprendemos na semana. O aluno tem até dois dias para enviar um texto de livre autoria com o que foi apreendido, neste ponto o uso da técnica Richard Philips Feynman por ser muito útil: (1) escreva um texto como se estive ensinando um criança; (2) Revise e encontre as lacunas de conhecimento; e (3) Organize o texto e simplifique a redação. O texto deve ser entregue no formato de narrativa, na qual o aluno deve aplicar o teste de implicações, criando um contexto no futuro, um personagem, um antagonista, uma reviravolta e um final feliz.
Na ultima etapa é hora de organizar o que aprendemos na semana. O aluno tem até dois dias para enviar um texto de livre autoria com o que foi apreendido, neste ponto o uso da técnica Richard Philips Feynman por ser muito útil: (1) escreva um texto como se estive ensinando um criança; (2) Revise e encontre as lacunas de conhecimento; e (3) Organize o texto e simplifique a redação. O texto deve ser entregue no formato de narrativa, na qual o aluno deve aplicar o teste de implicações, criando um contexto no futuro, um personagem, um antagonista, uma reviravolta e um final feliz.
Agenda SBGC Online
Gestão do Conhecimento: Conceitos e Práticas
Quantidade de Encontros de Aprendizagem: 4
Carga horária total: 8 horas - 2h/encontro
Quantidade de Encontros de Aprendizagem: 4
Carga horária total: 8 horas - 2h/encontro
Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista São Paulo - SP, 01310-200 Contato contato@sbgc.org.br |
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento