A capacitação através da Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento pode, através da colaboração da equipe, trazer perenidade aos processos de uma organização.

Gestão do Conhecimento pode, através da colaboração da equipe, trazer perenidade aos processos de uma organização, ao fazer com que as pessoas compartilhem os seus famosos ”procedimentos de gaveta”, nivelando o conhecimento ao se compartilhar macetes, lições aprendidas e observações. No entanto, a Gestão do Conhecimento pode contribuir também par o desenvolvimento da equipe por meio da própria equipe.

Algumas vezes a capacitação para uma atividade requer um determinado curso que, além de caro, pode ser um tanto superficial e não atingir exatamente às necessidades da área. Nesse caso ficam perguntas que não foram respondidas, Mas não porque o treinamento foi ruim, e sim porque não foi algo direcionado.

A grande sacada de se usar a Gestão do Conhecimento na capacitação de equipes é que se pode utilizar o conhecimento tácito de alguém, aquele conhecimento obtido através de experiências pessoais, profissionais ou acadêmicas, e torná-lo explícito, na forma de treinamento interno.

Esse tipo de treinamento pode ser concebido de forma dirigida, focado em necessidades reais da organização. Nesse caso, é preciso identificar colaboradores que possuem esse perfil e que estejam dispostos a compartilhar com os colegas um pouco de seu conhecimento.

Em um primeiro momento é possível que se pense que apenas a organização ganha, economizando com cursos externos, porém não é bem assim. O profissional que fará o treinamento gastará algumas horas elaborando o curso e treinará os seus colegas, deixando momentaneamente suas atividades, e isso tem um custo.

As vantagens é que o treinamento focado se torna eficaz para a equipe, que tira maior proveito, e se torna uma forma de reconhecimento do profissional que ministra o curso, valorizando o seu conhecimento. Isso acaba sendo uma excelente forma de engajar alguém, fazendo que se sinta parte do organismo da empresa.

É claro que o desenvolvimento por meio de treinamento é uma das formas que se pode utilizar a Gestão do Conhecimento para este fim , mas existem outras tão eficazes quanto. A troca de experiências em fóruns digitais ou presenciais, e as comunidades de prática são exemplos disso.

As possibilidades são gigantes, então, não perca tempo e monte sua estratégia para desenvolver pessoas por meio de pessoas.

Sobre o autor:
Marcelo Oliveira
Jornalista e entusiasta da Gestão do Conhecimento e Inovação. Focal Point de inovação na EMBRAER, coordenando atividades de captação de ideias e ministrando treinamentos de Inteligência Coletiva/Inovação Incremental e de introdução a ferramentas de captação de ideias, para fomentar a cultura de Inovação. Acredita que a cultura da inovação abre portas, as quais podem mudar não só processos, produtos e serviços, mas principalmente a visão de mundo das pessoas!