Do Dado à Informação Estratégica: uma arquitetura focada em valor

Gestão da Informação, Big Data, Gestão do Conhecimento, Colaboração na Nuvem, Business Intelligence: jargões ou realidade?
A SBGC apoia o evento organizado pela Egrégora Inteligência, cooperativa multidisciplinar de especialistas, criada para apoiar a construção do Valor da Informação Organizacional.

Gestão da Informação, Big Data, Gestão do Conhecimento, Colaboração na Nuvem, Business Intelligence: jargões ou realidade?
A SBGC apoia o evento organizado pela Egrégora Inteligência, cooperativa multidisciplinar de especialistas, criada para apoiar a construção do Valor da Informação Organizacional.

O evento  traz o Dado e a Informação para o centro da discussão, analisando  os desafios e oportunidades deste novo ambiente, e as questões práticas da integração de sistemas e qualidade dos dados.

Como colocar em prática e tirar proveito do que essas tecnologias permitem?

3 palestras de excelência!

1) Desafios e oportunidades de inovação em Informação e Conhecimento Carlos Seabra, S
​2) Melhores práticas de Integração e Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Marcus Vinicius Costa, DF; 
3) A Qualidade de Dados como base da pirâmide informacional Carlos Barbieri, MG 

Participe, traga sua experiência e suas contribuições ao tema.
Convidados Executivos e Gestores de áreas relacionadas ao tema.

Serviço:
26 de novembro, quinta-feira, das 9h às 12h45
Espaço Paulista de Eventos – Av. Paulista, 807 – 17º andar, conjunto 1720
Metrô: Estação Trianon/Masp – Linha Verde
R$ 80,00 (oitenta reais) com Coffee-break.
Os associados SBGC deverão selecionar a opção Apoiadores (R$ 50,00) no formulário de inscrição.
Não deixe para a última hora. Vagas limitadas a 60 participantes.
Outras informações: info@inovatraining.com.br

Palestrantes

Carlos Seabra, SP
Editor de publicações e produtor de conteúdos de multimídia e internet, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais, autor de diversos artigos, jogos de entretenimento, softwares educacionais, e sites culturais, educacionais e corporativos. Coordenador Técnico Pedagógico no Departamento de Inovação e Novas Mídias da Editora FTD, atuando no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções para a educação escolar, englobando os processos editoriais e pedagógicos de produção em mídias digitais.
Diretor da Oficina Digital, empresa de assessoria e desenvolvimento de projetos lúdicos, educacionais e de comunicação empresarial – com foco especial na criação, desenvolvimento e editoração de conteúdos, publicações e objetos multimídia digitais. 
Conselheiro do Instituto Claro, da Aliança Francesa, do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, do Instituto Intranet Portal, do Museu da Pessoa e da Egregora Inteligência.

Marcus Vinicius da Costa, Brasília.
Coordenador, na Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro. coordenando o  GT 5 “Áreas para Integração do Governo Eletrônico”, da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro. 
Ingressou no Serpro em 1982  como Analista com especialização em Atendimento. Sua trajetória profissional inclui diversos cargos estratégicos no Serpro e no Governo Federal. 
De volta ao Serpro em 1996, foi Gerente Regional na Superintendência de Gestão Logística, Assessor do Presidente, Coordenador da Comissão de Negociação para o Acordo Coletivo de Trabalho do Serpro – ACT 2003/2004, Coordenador do Processo Corporativo de Relacionamento com Mercado e Marketing, Superintendente de Relacionamento com Mercado e Marketing e Coordenador do Grupo Interárea Integração, com objetivo de promover um diagnóstico quanto a necessidade de integração dos processos de negócios ás capacidades funcionais. Em 2005 coordenou, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, a realização da Conferência Regional Preparatória para a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, evento que representou um avanço na discussão de temas relacionados à padrões abertos e ao uso da TIC como veiculo de integração social. Em 2009 assumiu a coordenação do Projeto Estratégico de Integração do Macroprocesso de Planejamento, Orçamento e Finanças do Governo, transformado em Superintendência de Integração de Dados e Processos – SUNIT em 2010, desenvolvendo o padrão para integração de dados e processos, reconhecido como MGD (Modelo Global de Dados) e da Plataforma de Processos para Governo.

Carlos Barbieri, MG
Professor de cursos de Pós-Graduação  na PUC-MG e  FUMEC  nas áreas de BI e Governança de Dados. Foi um dos 2 primeiros  brasileiros certificados em CDMP-DMBOK-DAMA  e o único até 2014, em CDMP-DMBOK-DGS-Data Governance&Stewardship. Foi revisor convidado do Modelo DMM-Data Maturity Model do CMMI Institute e do DMBOK2-DAMA . 
Atualmente coordena a célula de Qualidade da Fumsoft-Sociedade Mineira de Software, responsável pelo Programa MPS.BR em MG, projetos de Qualidade de serviços e de Gestão e Qualidade de dados. Trabalhou na CEMIG de 1977 a 2002 onde   foi  responsável pelas  áreas de Administração de Dados, de Bancos de Dados, Business Intelligence, Apoio ao Desenvolvimento e novas tecnologias. 
Foi o coordenador geral do projeto Bug do Milênio da empresa  e o coordenador executivo do Projeto de e-Business. Desenvolveu, nas áreas de dados e correlatas , trabalhos de consultoria, treinamento e palestras em empresas em  Portugal e no Brasil. 
Foi colunista do jornal  COMPUTERWORLD, onde escreveu  mais de 200 artigos;  autor do livro Modelagem de Dados (IBPI/PRESS-1994), do livro BI-Business Intelligence-Modelagem e Tecnologia( Axcel Books- 2001)  e do BI2-Business Intelligence-Modelagem e Qualidade(Elsevier-2011). Seus  livros foram adotados em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.