SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Ilhas do Conhecimento estão desaparecendo por causa das mudanças "Climáticas" das Empresas

12/11/2019

Comments

 
por Fábio Andrade Silveira

A mesa de Caio, gestor de pessoas da empresa Nova Era Seguros, estava da mesma forma como havia deixado há trinta dias quando entrou em férias, um pouco mais empoeirada. Na manhã daquela segunda-feira, ao chegar ao trabalho, a empresa lhe parecia diferente, mas não sabia justificar tal sentimento, porém ao ser convocado para a primeira reunião da semana descobriu que a organização estava sob nova direção. A batuta havia sido entregue à Silvia Marcondes, executiva muito conhecida pela sua capacidade de trabalho e preparo profissional que tinha como proposta de valor mudar a cultura organizacional daquela empresa que há muito tempo apresentava problemas de gestão.
Imagem
Fonte da Imagem: Jornal da USP 

Durante a reunião, ficou claro que um dos objetos de preocupação de Silvia era a retenção de conhecimento por um pequeno grupo de colaboradores, nominados como “ilhas do conhecimento” e que num pequeno período poderiam se aposentar levando consigo todo o know-how adquirido ao longo dos anos, fato que geraria instabilidade aos negócios. Ao término da reunião ficou decidido que Caio, profissional proativo e conectado, seria o gerente do projeto de mapeamento do conhecimento destes colaboradores tendo como principais entregas a elaboração de uma base de conhecimento facilitadora do compartilhamento e a incorporação deste conhecimento aos futuros produtos, processos e serviços da empresa, bem como um plano de substituição. Caio adorou o presente de chegada de férias!!!

No mesmo dia, Caio selecionou sua equipe de projetos e deu início aos trabalhos elaborando seu plano e desencadeando as ações que deveriam ser implementadas para o atingimento dos objetivos. Ao realizar o diagnóstico preliminar, a equipe confirmou aquilo que todos imaginavam: o armazenamento e o compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores não eram práticas usuais na empresa, as pessoas guardavam o conhecimento para si, posto que não se foi pensado em desenvolver uma cultura de gestão do conhecimento, tornando a organização refém destes colaboradores e outros problemas. Caio informou à Silvia que o problema era muito maior do que se pensava e a assessorou na implantação de um Programa de Gestão do Conhecimento com a finalidade de obter mudanças no comportamento de cada indivíduo da empresa ambientando-os paulatinamente na sociedade do trabalhador do conhecimento.

A solução teve início um mês depois da decisão da alta direção, pois para se implantar um programa de tal monta precisava-se de um bom planejamento. Caio recrutou algumas partes interessadas confiáveis para estar à frente do programa e elaborar as trilhas de conhecimento necessárias ao bom entendimento da temática. Primeiramente foram abordados os conceitos e definições numa linguagem que todos os integrantes da empresa entendessem a fim de assimilar o conteúdo, ao longo dos treinamentos foram explicitadas as técnicas e ferramentas utilizadas para o armazenamento e compartilhamento do conhecimento. Concluída a parte teórica, uma das tarefas dos participantes do programa era registrar toda a rotina, funções, boas práticas e experiências adquiridas pelas pessoas consideradas “ilhas do conhecimento” para que posteriormente este conteúdo fosse organizado e compartilhado com aqueles que tivessem interesse. Paralelamente ao treinamento, foi realizado o planejamento estratégico da empresa incluindo objetivos estratégicos ligados à aprendizagem organizacional e à gestão do conhecimento. Rotinas e processos também foram mapeados e os papéis e responsabilidades foram estabelecidos. Ao encerrar o programa toda a empresa passou a saber que gestão do conhecimento é um conjunto de atividades voltadas para a promoção do conhecimento organizacional, visando o atingimento de seus objetivos estratégicos.

Seis meses após o início do programa já eram evidentes os seguintes resultados: a gestão do conhecimento passou a apoiar a tomada de decisões e ao negócio, tornou-se uma vantagem competitiva e um catalizador para o aumento da produtividade, agilizou o acesso às informações, disseminou boas práticas e principalmente passou a ser o exterminador de ilhas do conhecimento por meio da mudança favorecida por este clima organizacional e novo ambiente.

Silvia, patrocinadora do programa, ficou muito satisfeita com o desempenho de Caio, sua equipe e a resposta dada pela empresa. Para coroar o sucesso do programa foi realizada uma grande comemoração com todo o pessoal da empresa, inaugurando assim um ciclo virtuoso baseado no compartilhamento e transferência do conhecimento, zelando para o não surgimento de novas ilhas do conhecimento.

*Esta narrativa faz parte das atividades de aprendizagem do Programa SBGC Online: Gestão Conhecimento - Conceitos e Práticas. ​

Sobre o Autor:
Fábio Andrade Silveira é Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, onde atuou por 30 anos na parte operacional e administrativa da Força, graduado em Ciências Militares (AMAN) e Administração (UNISUL), Pós-graduado em Gestão de Logística (UNISUL) e atualmente cursa MBA em Gestão de Projetos (UNIPÊ).
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento