Lifelong learning: uma postura aberta ao conhecimento

O termo em si já é autoexplicativo: na tradução para o português, lifelong learning é algo como aprendizagem contínua ou aprendizagem ao longo do tempo.
Nós aprendemos e reaprendemos a todo instante, intencionalmente ou não.
Segundo o futurista Alvin Toffler, o analfabeto do século XXI não é aquele que não sabe ler e escrever, e sim aquele que não consegue aprender, desaprender para então reaprender.

As cinco caracteristicas do eterno aprendiz:

  1. Mentalidade de crescimento – Acreditar que suas habilidades são mutáveis e que você pode desenvolvê-las;
  2. Mente aberta – saber lidar com o novo, com o diferente e com o oposto;
  3. Curiosidade intelectual – criar um círculo virtuoso na busca do saber, que é infinito;
  4. Humildade intelectual – Reconhecer suas limitações, lacunas e deficiências;
  5. Protagonismo na aprendizagem – Significa assumir o controle do nosso desenvolvimento intelectual.

Relação entre lifelong learning e Gestão do Conhecimento

Podemos dizer que o processo de lifelong learning passa pelo modelo de Gestão pessoal do Conhecimento (PKM), que orienta como buscar, organizar, dar sentido e utilizar o conhecimento, fazendo girar a nossa espiral. Portanto, lifelong learning é um convite para colocar o aprendizado no centro da vida, se manter atualizado e competitivo no atual mercado de trabalho.

Antes de buscar conhecimento é importante entender como retê-lo e conhecer as boas práticas de aprendizagem. Trago dois conceitos que podem ser uteis:

1) Os quatro estilos de aprendizagem de Kolb

Em 1984, o educador David Kolb apresentou um estudo no qual identifica que podemos mapear o processo de aprendizagem sobre dois eixos: processamento (como fazemos as coisas) e percepção (como pensamos sobre as coisas).

Kolb complementa os estudos descrevendo o processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios:

  • Experiência Concreta (agir)
  • Observação Reflexiva (refletir)
  • Conceitualização Abstrata (conceitualizar)
  • Experimentação Ativa (aplicar)

O modelo de Kolb sugere que todo aprendizado acontece devido a experiências do mundo real que, então, ajudam as pessoas a formar modelos mentais dessa experiência.

Um exemplo clássico disso é de como aprendemos a andar. Observamos, tentamos, caímos, tentamos novamente melhorando alguns pontos até que conseguimos dar os primeiros passos e daí caminharmos.

Kolb também definiu quatro estilos de aprendizagem, que são: divergente; assimilador; convergente; e acomodador. Os estilos de aprendizagem são preferências na forma de perceber, organizar, processar e compreender a informação. Faça o teste para saber qual é o seu: http://www.cchla.ufpb.br/ccmd/aprendizagem/

2)Modelo de aprendizagem 70/20/10:

Essa metodologia de aprendizagem pela experiência, que não exclui o aprendizado formal, surgiu de pesquisas feitas por três pesquisadores (Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo) que estavam pesquisando as principais experiências de desenvolvimento de líderes de sucesso.

O estudo mostrou que 70% do aprendizado de um funcionário vem dos desafios práticos que ele precisa lidar no dia a dia da organização.

Ao mesmo tempo, descobriu-se que 20% do que é aprendido é resultado da troca de experiências entre colegas. É o aprendizado construído através das interações.

E os últimos 10% são a porcentagem destinado ao estudo formal, ou seja, tudo o que é realizado em ambientes de aprendizagem controlado, como é o caso dos treinamentos, congressos, livros e graduações.

Depois de entender como reter conhecimento é hora de filtrar o que é estratégico.

Aplicando o modelo Seek, Sense and Share, primeiro identifique qual é a intenção, o seu propósito, o que você quer desenvolver para que em seguida seja possível mapear os conhecimentos necessário e identificar o que você já sabe e o que precisa desenvolver. Feito isso é importante priorizar!

Na sequência liste especialistas, autores, livros, pesquisas etc. sobre o tema de interesse e defina quantas horas por semana você dedicará para seus estudos. O passo seguinte é definir metas, sugiro metas SMART, com aplicação no final, o share do modelo de PKM.

Dicas extras:
REDES SOCIAIS: seguir colegas e ex-colegas de trabalho, especialistas, escolas de negócios ou consultorias que tenham relação com os temas de interesse listados;

LIVROS, FILMES, SÉRIES, TEDS: são fontes inesgotáveis de conhecimento. Sobre lifelong learning, sugiro o filme “Estrelas além do tempo”.

RITUAL: Crie o seu próprio ritual de estudos, tenha compromisso e seja constante com ele.

TEMA DE INTERESSE: o aprendizado não precisa se restringir apenas a assuntos profissionais.

Por Mariana Lima.

Sobre a autora:
Mariana Lima é mercadóloga com experiência em Gestão do Conhecimento e Gestão de Projetos e está como assessora da diretoria executiva da SBGC.