SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

O Conhecimento que faz diferença:

1/12/2016

Comments

 
Inteligência e colaboração criando eficiência e inovação

Quando o conhecimento faz diferença? Num ambiente altamente competitivo, alinhando informações de mercado, olhando de forma diferente, e fazendo melhor, associando a pratica de liderança com a cultura da empresa. A cultura de compartilhamento do conhecimento pode trazer inovação aos produtos, processos e serviços. É o conhecimento gerando valor quando aplicado, migrando de uma área para outra, sem ficar retido em um único departamento, essa é a cultura de disseminação.
Conhecimento que faz diferença: inteligência e colaboração criando eficiência e inovação, é o tema central do KM Brasil 2016, o maior Congresso Brasileiro de Gestão do conhecimento organizado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, que acabou de acontecer em São Paulo.
Provocações inteligentes, desafiadoras, e muito bem colocadas num ambiente altamente acolhedor. Uma seleção de casos e trabalhos científicos mostrando como é possível avançar neste assunto dentro de uma organização. Usando como recurso pessoas, sistemas, boas práticas, lições aprendidas, Mentoring e Storytelling.

Existe uma fórmula para criar e aplicar GC numa organização?O que existe é uma quantidade enorme de casos de sucesso e pesquisas que podem nos orientar servindo de exemplo para todos os tipos de empresas. Acadêmicos, pesquisadores, consultores, empresários, estudantes, funcionários de empresas privadas, terceiro setor e representantes do governo, que conhecem a importância da GC dentro de uma organização, e mostraram a diferença que a GC pode trazer para o negócio.

Pesquisas recentes relatam que 80% das empresas de sucesso vem do conhecimento, ou o conhecimento é parte essencial do negócio. Quando o conhecimento não é tratado como negócio, algumas consequências podem ocorrer, como desempenho aquém do esperado, repetição de erros, conhecimento desenvolvido e pouco aplicado, conhecimento relevante concentrado em poucos profissionais, dificuldade de conciliar desempenho e inovação, conhecimento e aprendizagem distante da prática.

A Gestão do Conhecimento deve possuir uma visão multidisciplinar, onde se engloba a Gestão da Informação, Inteligência Competitiva, Engenharia do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Comunicação, Inovação e Capital Intelectual. As organizações precisam ter a preocupação em transformar o capital humano na sua maior riqueza, valorizando o conhecimento e experiência dos colaboradores e colocando a GC como estratégia do negócio. Mesmo em crise, devem existir iniciativas que preservem o conhecimento.

É preciso criar humildade no mundo acadêmico para aceitar o conhecimento não cientifico, em contrapartida é também importante o setor empresarial reconhecer o setor acadêmico. Isto é GC, reconhecer a informação, identificar o conhecimento crítico e reter. A Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação estão juntas, não caminham na mesma velocidade devido às particularidades de cada uma, mas precisam estar alinhadas. Caso exista dúvida em quem é dono da GC, é preciso introduzir novos conceitos de liderança dentro da organização, como liderança compartilhada, sem esquecer o conceito de multidisciplinaridade.

Conforme Peter Senge, “só se aprende quando tem interesse, quando se emociona as pessoas”.O que dá vida as empresas são as pessoas. Hoje ocorre que 80% das pessoas não estão engajadas, não são reconhecidas, valorizadas, não são aproveitadas no seu potencial. O que dá força para uma organização é a finalidade para que ela serve, não se trabalha para o chefe, se trabalha para a empresa. Pessoas se motivam com significado, não precisa necessariamente ser dono da empresa.

E o que nos impede de inovar?
Para montar um time de inovação, não precisamos de equipes de “Einsteins”, e sim pessoas normais que possam ter ideias, sejam criativas, sem se preocupar com o que já sabem, mas com a capacidade de aprender, e se possível, pessoas com histórico de inovação. Gestão de Capital Intelectual é o principal insumo para inovação.

A Gestão Participativa é uma forma de mudar a cultura da organização. Algumas empresas já perguntam como o colaborador quer fazer seu trabalho, não é mais o gerente quem decide. O aprendizado é baseado no trabalho, e o conhecimento vai além do indivíduo.
Algumas empresas convidam pessoas de outras áreas para participar de projetos de inovação. Elas mudam de área porque querem, e tem total apoio da alta cúpula. Existem empresas que não podem contratar, criam laboratórios de inovação, do tipo multidisciplinar, onde as pessoas participam “por amor ou pela dor”, isto é inovar para resolver um problema. São departamentos que além de inovar, devem divulgar a inovação, com apoio incondicional da alta gestão.

É importante fazer rápido, errar rápido, consertar rápido.O contato das grandes empresas com Startups precisa de ajustes. Nenhuma é melhor que a outra, são diferentes, e é preciso entender as duas realidades. Nas Startups tudo é muito rápido, não pode haver demora, é preciso ser ágil para testar o protótipo, identificar problemas e solucionar rapidamente, caso contrário pode frustrar todo o ecossistema. Trabalhar com inovação requer senso de urgência e audácia, que pode ser difícil para uma grande empresa. Algumas empresas já perceberam a necessidade de se aproximar das aceleradoras, e tem como desafio abrir os braços para agilizar e receber as Startups.

Unir a academia ao mundo corporativo para trazer soluções inovadoras para a GC.A Academia produz muito conhecimento, que devem ir além das páginas de revistas técnicas ou artigos científicos, é preciso investir em programas, teses e dissertações tornar o assunto mais discutido e transformar todo este conhecimento em inovação.
O Brasil tem muito capital intelectual, que as vezes, por falta de apoio não consegue levar para frente ideias valiosas, que acabam morrendo. Não podemos esquecer que mesmo os insucessos são muito importantes.

Padrões em Gestão do ConhecimentoO desafio das Comunidades de Pratica é criar um modelo de maturidade, que inclua demandas do negócio, conhecimentos relevantes, processos e práticas de GC, incluindo tecnologia, cultura organizacional e gestão. As empresas devem incentivar a relação com outras áreas caso contrário o conhecimento acaba ficando muito pobre. A GC precisa de respeito, e com a padronização fica mais fácil difundir GC na empresa. O modelo tem um norte, uma direção a seguir que facilita a criação e a disseminação.

A 6ª. Edição do PMBOK, prevista para março inclui Manage Project Knowledge, que apresenta a ideia de utilizar conhecimento existente e criar conhecimento novo. Não é somente conhecimento dentro do projeto, é também conhecimento organizacional. É a Gestão de Projetos olhando para conhecimento desde o início do projeto até depois de terminado. Onde se identifica quais os conhecimentos críticos, na organização, necessários para operação de seus processos e alcançar resultados.

O que foi participar do KM Brasil?
Participar do KM Brasil 2016, foi uma experiência altamente enriquecedora. Compartilhar o conhecimento indiscutível dos palestrantes, experiências, e exposições de ideias, e resposta as dúvidas com desenvoltura. Estar perto de personalidades, profissionais apaixonados pelo que fazem, com o maior interesse e disposição de mostrar o que desenvolveram pelo simples fato de propor novas ideias, sem nenhum outro interesse, somente pelo reconhecimento do trabalho. São pessoas que vivem Gestão do Conhecimento todo o tempo.
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". Albert Einstein

Autora: M. Fatima S. Tada
Especialista em TI; Articulista; Pesquisadora em Gestão do Conhecimento
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento