O Pitch da Gestão do Conhecimento

Meline estava ansiosa porque tinha chegado o dia da sua apresentação da implantação de práticas de GC (Gestão do Conhecimento) para a alta administração da empresa de grande porte em que trabalhava.

Fonte da imagem: https://www.pipedrive.com

Meline estava ansiosa porque tinha chegado o dia da sua apresentação da implantação de práticas de GC (Gestão do Conhecimento) para a alta administração da empresa de grande porte em que trabalhava. Havia se dedicado meses naquele trabalho e a ansiedade era tão grande que não tinha dormido bem naquela noite. “Está chegando a hora”, pensou com um “frio” na barriga. Tomou seu café da manhã, desejou um bom dia para o marido e os filhos e foi trabalhar.

Enquanto dirigia pensava como poderia convencer o presidente e os vice-diretores da organização para patrocinar a GC. O cenário não era bom, porque um ano atrás um outro colega, chamado Roberto, que atuava na área de Comunicação tinha realizado todo esse feito, porém foi mal sucedido na sua empreitada. Mesmo assim, ao invés de desanimar e deixar o projeto de lado, procurou por Meline que atuava na área de Recursos Humanos e a convenceu da importância da GC naquela empresa. Inclusive Roberto ajudou Meline a construir a apresentação e com a experiência anterior conseguiu detectar as oportunidades para o sucesso da colega de trabalho.

Pronto, às 9 horas estava Meline pronta para o grande desafio. Enquanto esperava todos os convidados chegar, recaptulou mentalmente todas as falhas da apresentação do amigo para não cair no mesmo erro. Ele não tinha relacionado a GC diretamente com os desafios do negócio da organização e nem tinha feito o levantamento de qual era o conhecimento crítico para ser priorizado. Além disso, a apresentação dele foi muito demorada, detalhando alguns modelos de gestão do conhecimento sem apresentar exemplos, fatos e dados.

Então, no momento em que o presidente sentou-se e disse que poderia iniciar a reunião, Meline apresentou a sua estratégia num Pitch*. Ela queria vender a sua ideia, despertar o interesse para o tema e já sabia que muitas das apresentações bem sucedidas utilizavam dessa técnica para captar a atenção dos envolvidos nos primeiros 5 minutos. O período restante ficaria para tirar dúvidas dos executivos. E assim foi feito…

Primeiro Meline apresentou o problema identificado. “Nos últimos 12 meses a empresa perdeu 63 talentos da área de TI para a concorrência ou aposentadoria. Parte desses profissionais detinham o conhecimento de Java Script, Python e Big Data, o que está colocando em risco o atendimento aos nossos clientes. Todos sabemos que no mês passado ocorreu um bug no nosso sistema e que só conseguimos reverter a situação porque tivemos que chamar um dos profissionais que tinha aposentado para resolver o erro, pois apenas ele detinha o conhecimento esperado”.

Depois Meline apresentou as oportunidades. “Tendo em vista esse e outros sérios problemas que estamos enfrentando, com tendência a piorar, podendo levar a falência da empresa a longo prazo por não ter os conhecimentos que atinjam os resultados financeiros que queremos, mapeei os conhecimentos relevantes para o nosso negócio que são a tecnologia e a programação. Além disso também fiz o levantamento do ambiente facilitador para a implantação da GC (Cultura Organizacional, Elementos de Gestão, Tecnologia e Infraestrutura)”.  

E finalizou o Pitch, mostrando a projeção de cenários futuros depois da implantação da GC e que ainda era possível reverter a situação. “Para que todo esse projeto que estou apresentando hoje pra vocês com números, fatos e dados dê certo, preciso do apoio de vocês e da disponibilidade de orçamento necessário para implementarmos práticas que transformam o conhecimento individual e coletivo, em conhecimento organizacional, ou seja, melhoria contínuas no processo de trabalho, com inovação e inteligência competitiva.   

Após a apresentação, Meline abriu para perguntas, contudo havia um executivo que não estava convencido da implantação da GC na empresa, pelo menos naquele momento. Alegou que a meta era melhorar a experiência do cliente e que precisavam focar nessa entrega. Mas, Meline que era muito esperta e já tinha pensado em muitas saídas para as objeções dos ouvintes, tirou uma “carta da manga”. Mostrou um arquivo chamado “Diagnóstico Experiência do Cliente” e disse que já estava mapeando e identificando a jornada do cliente e que a próxima entrega seria, com certeza, implementar a GC na experiência do cliente. 

Ao final da reunião, todos os executivos ficaram bastante satisfeitos com o diagnóstico, abordagens e argumentos apresentados por Meline e deliberaram a implantação da GC na empresa. Ademais, solicitaram reuniões semestrais para que fossem apresentados os resultados e a maturidade do trabalho.

Por Cláudia Gondim.

*Pitch é uma forma de apresentação rápida, aproximadamente 5 minutos, com o propósito de captar o interesse do ouvinte sobre um determinado tema.
**Esta narrativa faz parte das atividades de aprendizagem da Turma 11 do Programa SBGC Online: Gestão Conhecimento – Conceitos e Práticas. 

Sobre a autora: 
​Cláudia de Freitas Silva Gondim é graduada em Comunicação Social (Unitri) e Análise de Desenvolvimento de Sistema (Unip), pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Unitri) e Gestão de Marketing (Unitri). Atualmente está vivenciando uma nova experiência, ao fazer MBA em Gestão da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo pela edtech Faculdade Descomplica. Atua no time do Capital Humano da tecnologia do Banco do Brasil e está iniciando um grande romance com a Gestão do Conhecimento.