SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Richard em vitórias pelo conhecimento

13/7/2022

Comments

 
Por Camila Gomes
Imagem
Acordar cedo, tomar café, ir para a escola, todo dia.…. Todo dia... 
Aprender matemática, português, química... Para quê? Richard queria mesmo era jogar bola! Sempre sonhou em ser um grande jogador de futebol, mas esse não era nem de perto o sonho dos seus pais para a vida dele. Para fazer o que mais sonhava, Richard precisava tirar boas notas e somente após apresentar o primeiro boletim do ano, ele poderia jogar bola nas horas vagas.

Descobriu uma escolinha perto da sua casa, em que o time principal era composto por jovens de baixa renda. Meio tímido, apresentou-se ao técnico e declarou seu grande sonho a ele. O professor João tinha porte atlético e até intimidava com sua altura - bem certo que seriam necessários alguns Richards para dar um professor João. Sem se intimidar, cheio do seu desejo de jogar bola, Richard pediu uma oportunidade de treinar na escolinha, à qual foi aceita, pois não só de sonho era feito o rapaz: ele também tinha talento. Após um teste, o professor identificou um verdadeiro tesouro escondido. 

O tempo foi passando e equilibrar as rotinas da escola e dos treinos foi ficando cada vez mais desafiador. Sua paixão pelo esporte foi aumentando e o seu técnico tinha uma grande responsabilidade nisso. Richard o admirava pela habilidade em liderar aqueles jovens. Mesmo sem muitas condições, eles estavam ali em todos os treinos, religiosamente. O professor tratava o time como se os estivesse preparando para uma guerra: sabia exatamente as competências e fragilidades de cada um. Nas reuniões pré-treino, fazia questão de mostrar a missão do time. Segundo ele, nenhum esforço valeria a pena se não fosse para alcançar aquela missão! Por vezes, levava a garotada para momentos que declarava ser a socialização do time.

Porém, nem tudo são flores. O mundo pareceu desabar quando o grande mestre informou que estava com uma doença incurável. A expectativa dada pelos médicos era de que lhe restavam alguns meses de vida. E agora? O que seria daquele time de sonhadores, logo agora que estavam a um ano do início do campeonato que poderia mudar suas vidas?
Richard se aproximou ainda mais do técnico na tentativa de identificar o que poderia fazer para mudar aquela realidade. Ele sentia que poderia fazer algo. Já o mestre sabia que, embora todo o time possuísse grande habilidade prática, o único capaz de gerenciar o grupo era o calouro da galera, pois, além de ter tido a feliz sorte de ter mais acesso ao conhecimento, tinha algum diferencial em liderança. Era o início de uma nova etapa da vida de Richard. A conversa começou a se desenrolar quando João revelou que o grande segredo para conectar o time, tanto entre os integrantes, quanto em relação à missão, era o conhecimento. Enquanto falava, João entregou a Richard uma caixa com artigos e livros sobre Gestão do Conhecimento.

Eles passaram o tempo que restava ao técnico entre teoria e prática de GC. A teoria era repassada por meio de mentoria e com base no estudo do material; já a prática, era a própria aplicação na gestão da equipe. Richard seguiu avançando com leitura e prática, identificando as etapas de identificação, criação, compartilhamento, armazenamento e aplicação do conhecimento, conhecendo também o modelo SECI, de Nonaka e Takeuchi. Avaliava e monitorava a cultura organizacional do time, tudo conforme as orientações do técnico e do grande manual, que era o modelo de referência da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

Aos poucos, Richard foi assimilando aquele conteúdo muito mais facilmente que aqueles que havia visto na escola. Antes de partir, João disse a Richard que realizar aquele trabalho era desafiador, mas que tinha certeza que seria gratificante e, por fim, lembrou-o que estava nas suas mãos a chance de propiciar a mudança de vida daqueles jovens talentosos. O grande mestre do time se foi, mas deixou um legado de conhecimento e motivação ao seu substituto e, com isso, foi possível garantir a perenidade das atividades do grupo.
​
O aprendizado rendeu não somente a vitória no campeonato, mas também muitas outras. O time passou a ser objeto de estudo de muitos especialistas. O técnico recebeu, inclusive, um convite para realizar uma apresentação no mais famoso congresso da área, o KM Brasil. Pela primeira vez se soube de um caso de tanto sucesso em aplicação da Gestão do Conhecimento em times de futebol. Com a divulgação midiática, vários times europeus passaram a utilizar as estratégias de análise e até mesmo o modelo de referência da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento na gestão de seus times. Em entrevista, Richard agradeceu ao grupo pelo empenho e, em nome de todos, dedicou a realização do sonho, bem como o alcance dos objetivos estratégicos do time, ao grande mentor de todos, o professor João, que foi o grande visionário de tudo o que estava acontecendo. À essa altura, não se falava mais em dificuldades. O planejamento estratégico do time foi se aperfeiçoando e, com isso, as práticas de GC também.

Sobre a autora: 
Camila Gomes é ​Doutoranda em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Mestre e Arquivista (UnB). Especialista em Gestão de Documentos e Informações e responsável pela Gestão do Conhecimento da Telebras.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento